Faça a Lectio Divina: é um conselho do Papa!



Ainda recente na imprensa, a última carta apostólica do Papa Francisco, Aperuit illis, é, como acontece com frequência, não apenas cheia de conteúdos, mas também sugestões e sugestões muito práticas para nos ajudar na vida de fé. Depois de Gaudete et exsultate, esse é o documento que se refere à vocação universal à santidade para todos os batizados, agora o Papa, com a instituição, no terceiro domingo do tempo comum, do "Domingo da Palavra de Deus" quer chamar a atenção para a necessidade de sempre manter viva a relação com as Sagradas Escrituras, que certamente é boa em si mesma, mas também tem a vantagem de nos permitir chegar à missa dominical ou para aqueles que podem, diariamente, não com a atitude daqueles que estão prestes a repetir as coisas. notas (mas são mesmo?), mas como uma reunião que pode ser realmente especial. O documento começa com uma citação do episódio do encontro com o Senhor ressuscitado pelos discípulos de Emaús. Certamente as palavras daquele viajante misterioso, aparentemente tão estrangeiro em Jerusalém.

"Entendemos a partir dessa cena - escreve o Papa - como é inseparável a relação entre as Escrituras Sagradas e a Eucaristia. O Concílio Vaticano II ensina: "A Igreja sempre venerou as Escrituras divinas, como fez para o próprio Corpo de Cristo, nunca faltando, especialmente na liturgia sagrada, de ser nutrida pelo pão da vida da mesa, tanto da Palavra de Deus quanto do Corpo. de Cristo, e entregá-lo aos fiéis " (Dei Verbum, 21)".1


Entre os muitos outros elementos interessantes deste documento breve, mas denso, também está a recomendação do Papa de considerar a ação do Espírito Santo, que não apenas inspira na formação dos textos das Escrituras Sagradas, mas sempre ajuda aqueles que, com espírito de fé , aborda essa leitura muito especial, que é fatalmente ausente para todos aqueles que desejam reduzir a Sagrada Escritura a um exercício literário.


É por isso que viver de uma maneira "viva e eficaz", para usar as palavras do autor da carta aos hebreus, não significa apenas abordar a Palavra na liturgia, o que requer uma preparação consciente e correta dos leitores (especialmente aqueles estabelecidos para serviço à liturgia), mas também como uma espécie de diálogo contínuo; O Papa Francisco menciona expressamente a lectio divina.2

É uma das maneiras pelas quais a Igreja, há séculos, cultiva o relacionamento com a Palavra revelada: é bom esclarecer que não é uma técnica, mas, se é permitido usar essa palavra, uma arte. A palavra não assusta: é uma arte e não um exercício intelectual. De fato, é uma relação de amor: «Constantemente a Palavra de Deus apela ao amor misericordioso do Pai, que pede que seus filhos vivam em caridade. A vida de Jesus é a expressão plena e perfeita desse amor divino que não retém nada para si, mas se oferece a todos sem reserva».3


Querendo se familiarizar com o Evangelho, traga-o conosco, leia-o. Com a lectio divina, temos boas chances de fazê-lo, de maneira sistemática e ordenada; mesmo aproximar-se de uma palavra que frequentemente ouvimos (que nem sempre coincide com a escuta) tem seus próprios caminhos.


"Sem o Senhor que nos apresenta, é impossível compreender em profundidade as Escrituras Sagradas, mas o oposto também é verdadeiro: sem as Escrituras Sagradas, os eventos da missão de Jesus e de sua Igreja no mundo permanecem indecifráveis. São Jerônimo poderia escrever corretamente: "Ignorância das Escrituras é ignorância de Cristo" (Em Is., Prólogo: PL 24,17).4


Existem várias maneiras que ajudam a abordar esse modo de ser com as Escrituras Sagradas: você pode fazer uma leitura cursiva da Bíblia ou escolher leituras do dia ou domingo. Todos podem encontrar o seu caminho, mas o que acho mais importante em mente é que o primeiro contato é aquele com o texto. Com a ajuda do Espírito Santo, que é bom perguntar, podemos nos abrir ao entendimento. Esse contato com um texto "objetivo" pode nos reservar algumas surpresas: muitas vezes a memória faz piadas ruins e às vezes descobrimos que o que acreditamos saber é diferente do que realmente sabemos. Portanto, é um exercício de humildade: aprendemos ou reaprendemos a ouvir sem pensar, com presunção imprudente, de ter entendido tudo. Alguns Padres do deserto dizem que é somente quando estamos prontos que o Mestre chega.

Por Fr. Giovanni Ruotolo, OP



1 Papa Francisco, Aperuit illis, 8.
2 Papa Francisco, cit. 4. Para entender brevemente o que é a lectio divina , um tema que será estudado em maior profundidade, nos referimos agora a uma de suas descrições clássicas, que certamente não esgotam suas riquezas, mas que certamente também é adequado para quem a aborda pela primeira vez. , na apresentação feita pelo Pe. Angelo Bellon OP neste link: lectio divina. «Lectio divina é uma forma particular de oração. [...]Começa por ouvir a palavra de Deus (lectio) e é o primeiro passo, para a meditação (segundo estágio), na qual se pergunta por que Deus nos diverte com essas palavras ou com o evento de sua vida ou a história da salvação, falar com Deus sobre o assunto em que ele nos diverte (é o terceiro estágio e é chamado de oração) e agradar-nos, sua presença, sua palavra, seu acompanhamento em nossa vida. É contemplação (quarta etapa)."
3 Papa Francisco, cit. 13.
4 Papa Francisco, cit. 1

Recomendamos:

0 comments