Como me tornar Carmelita Terceiro?




Você sente que há algo faltando em sua vida? Você sente que gostaria de estar mais perto de Jesus Cristo, andar mais perto d’Ele e ser mais parecido com Ele? Abaixo listamos os sete passos para lhe auxiliar a se tornar um carmelita terceiro.

Discernir

Este primeiro passo para o crescimento espiritual é o querer. Deus já te chamou para se tornar algo grande, quer você entre em uma Ordem religiosa ou não. Estabeleça um tempo para reflexão silenciosa, confesse-se constantemente e tome o corpo e o sangue de Cristo na missa quantas vezes puder. Nada dá mais clareza à sua mente do que essas práticas simples.

Pesquise o carisma de cada Ordem religiosa que você se sente atraído

Toda Ordem religiosa tem um carisma específico, ou maneira pela qual eles servem a missão evangélica de Cristo. Cada um compartilha um modo de vida específico baseado na oração, na comunidade e no serviço, mas cada um tem um certo carisma que define muito bem seu estilo de proclamar o Evangelho e construir o Reino.

Os fiéis podem ser incorporados na Ordem Terceira Carmelita, nos Franciscanos seculares, nos leigos Dominicanos, no Movimento Laical Orionita, nos Oblatos de São Bento, entre outras Ordens ou Congregações Religiosas.

Pesquise a regra de vida

Depois de pesquisar cada Ordem, comece a ler sua Regra, que é uma explicação por escrito de como cada membro deve participar mais plenamente de sua vida espiritual. A Regra é tipicamente um conjunto de expectativas que o fundador de cada comunidade deseja que seus membros sigam. Este código de conduta é muito parecido com um conjunto de instruções para ajudar a guiar a pessoa em direção à sua salvação eterna. Eles tipicamente incluem métodos de convivência baseados no carisma da Ordem.

Ore

Entregue constantemente sua intenção para Deus e peça que Ele confirme em seu coração este desejo e esta vocação.

Visite um Sodalício da Ordem Terceira do Carmo

Em nosso blogue existe um artigo que detalha o Onde estão os Carmelitas Terciários? é só clicar, há uma lista de sodalícios da Ordem Terceira espalhados por nossa Província Carmelitana de Santo Elias, localize a mais próxima de você, entre em contato e faça uma visita para ver como os irmãos se reúnem, como funciona a formação e como vivem a fraternidade entre eles. Caso não exista um sodalício próximo a você, entre em contato conosco pela aba “Contate-nos”, ficaremos felizes em ajudá-lo.

Decida-se

Quando decidir ingressar na Ordem Terceira do Carmo, solicite ao seu pároco uma carta de apresentação para que seja apresentada ao conselho do Sodalício da Ordem Terceira que deseja entrar para que seja aprovada sua entrada.

Lembrando que é necessário ter mais de 18 anos (há casos especiais onde o estatuto local prevê entrada para menores de 18 anos), ser Católico, estar em plena comunhão com a Igreja e desejar viver o carisma carmelitano em sua vida segundo a sua condição (solteiro, casado, viúvo ou inclusive como Padre Diocesano).

Inicie a formação

A formação de um terceiro carmelita dura ao todo cinco anos, inicia-se com um ano de postulantado, um ano de noviciado e três anos de votos simples, a cada estágio é o irmão quem solicita por escrito ao conselho do sodalício onde está buscando a formação entrada no próximo estágio da formação. Realizada a aprovação uma celebração eucarística é marcada geralmente em datas de festas ou solenidades carmelitas para acolhida dos votos do irmão formando.

Lembrando que o período de formação pode ser compreendido como um período de namoro ou noivado, onde tanto o irmão conhece e se aprofunda na Ordem como a Ordem conhece e se aprofunda no irmão, sendo possível a qualquer momento tanto o irmão quanto a ordem solicitar o descontinuamento da formação.

Terminado o período de três anos de formação após os votos simples é realizada a profissão perpétua onde o irmão é incorporado definitivamente à Ordem do Carmo como terceiro carmelita, gozando de plenos direitos dentro do sodalício, inclusive votar e ser votado nas eleições de conselho que acontecem a cada três anos e inicia o processo de formação permanente.

Observações importantes:

O leigo carmelita segue a missão do Carmelo (que é também a missão da Igreja) que é transformar o mundo secular a partir dos ensinamentos de Jesus. Isto é realizado através do carisma carmelita e dedicação à oração, comunidade e serviço. O mais importante é lembrar que ser um carmelita leigo não é apenas uma devoção acrescentada à vida; é verdadeiramente um modo de vida – uma vocação.

Como leigos carmelitas, somos convidados a orar pela oração da manhã e da tarde da Oração Cristã: Liturgia das Horas; Realize todos os dias a Lectio Divina, que é uma leitura orante das escrituras. Estamos a participar plenamente na vida da nossa comunidade e na comunidade maior do Carmelo. Devemos dar alguma forma de serviço para o próximo e a Igreja, o que completa a missão do Carmelo.

0 comments