O Terciário

Introdução

Deus ao longo da história da humanidade, sempre se revelou em “muitas vezes e de diversos modos”[1]. O Senhor sempre nos inspira, por meio de alguma experiência de vida, e, até então, como religioso consagrado, que era. Nas diversas formas de espiritualidades laicais, riquíssimas e que nos atraem. Nos seus diversos valores que exprime um carisma, sempre foram traduzidos em novas formas de vida e de viver em tempos e lugares na História da Igreja, a fim de que fossem capazes de encarar concretamente algum carisma, no caso em particular, o Carmelo, para assim viver na sua espiritualidade segundo a própria condição de vida que me encontro atualmente[2].

É no Sacramento do Batismo, que somos enquanto pessoas humanas, inseridos e introduzidos na vida divina e da Igreja, tornando assim, no Espírito Santo, seus filhos adotivos e irmãos de Cristo Jesus[3]. O sacramento nos torna aptos a fazer parte da imensa família de Deus, e da sua fraterna Igreja, enquanto povo militante. A Igreja enquanto sinal sacramental e instrumento da íntima união com Deus e da unidade de toda humanidade[4], sempre ela nos chama.

No corpo místico que é a Igreja, Cristo Jesus como cabeça, suscita em muitas ocasiões diversidades e variedades de carismas, dons, como também a mais variadas famílias religiosas, todas com o único e mesmo Espírito que inspira e sopra onde quer. Alguns de nós como leigos, somos chamados a desempenhar alguma vocação especial e desta vocação especial participamos do carisma das famílias religiosas. A adesão de nós leigos a um carisma específico demostra e nos encoraja a sermos mais presença na Igreja, dentro das suas características particulares de espiritualidade[5].



O novo chamamento vocacional secular

Na minha vida de leigo, sempre tive tal relação à Vida Religiosa Consagrada, até porquê, fui por um período de tempo. Pude reconhecer e discernir o verdadeiro chamamento que Deus nos conduz à minha História de vida. Para tanto, a minha relação no quotidiano de minha vida, após meu desligamento com a Vida Religiosa Consagrada, foi nutrida pela Eucaristia, Confissão, vida litúrgica, intimidade com a Sagrada Escritura e nas mais variadas formas de oração e devoção, reconheci que Jesus de Nazaré era próximo de mim nos eventos do quotidiano de minha vida, enquanto estudante e na busca pelo matrimônio.

Nessa íntima relação do quotidiano de minha vida, resolvi arriscar e se relacionar cada vez mais com o Carmelo, seja na vida e na história dos Santos e Santas, em especial na Espiritualidade e mística Carmelita. Foi nessas ocasiões que me despertaram a adesão para a Ordem Terceira do Carmo. É evidente, que tudo isso se despertou com a presença de um colega, que hoje se faz presente como religioso secular carmelita provisório.


Quem sou eu?

Sou Alan Lucas de Lima, fui religioso Agostiniano da Eucaristia. Nascido na cidade da Campanha no Sul de Minas Gerais. Jovem, que no ano de 2009 ingressava nos Agostinianos da Eucaristia, como Noviço. Em 2010 proferi meus primeiros votos; no ano de 2011, fui enviado em Missão nas terras paraenses na Diocese de Cametá, onde administrava um distrito de Comunidades Eclesiais (ribeirinhas e rurais) com sede na Vila de Juaba, da Área Pastoral Padre Geraldinho, hoje, Paróquia Santa Maria, juntamente com meus Confrades e com alguns Postulantes que vieram posteriormente a compor a casa que houvera no período de 2012, onde estive como Prior e Formador na casa Missionária.

Sou Pedagogo pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Aperfeiçoado em Ciência da Religião na Escola da Sociedade Religiosa Carmelitas da Caridade de Vedruna pela Arquidiocese de Campinas-SP e com formação em Teologia na Escola Diaconal Padre Geraldinho pela Diocese de Cametá-PA no Seminário Menor Pe. Josimo Morais Tavares.

Hoje, posso afirmar, sem nenhum problema, que sou da Venerável Ordem Terceira dos Irmãos da Virgem Maria do Monte Carmelo, como Noviço; mesmo com toda a minha História marcada pela Vida Religiosa em específico: agostiniana! Claro, ainda existe um longo caminho a percorrer para definitivamente ser.

Ah! Atualmente sou gestor deste blogue, apresentador de Podcasts em diversas plataformas.



[1] Regra do Carmo, 1: cfr. Hb 1,1
[2] Cfr. J. Chalmers, Carta à Família Carmelitana. Na terra do Carmelo, nn. 41-42.
[3] Cfr. Lumen Gentium, 2;4.
[4] Idem, 41.
[5] Cfr. Apostolicam Actuositatem, 4