Lectio Divina

Abaixo disponho um recurso da minha experiência, utilizada nas minhas orações meditativas da Palavra de Deus, com a Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina). Os passos a seguir de Meditação para a Oração, segue em conformidade com os Exercícios Espirituais Inaciano:

[1] DISPOR-SE

Escolho um texto bíblico. Defino a duração da oração. Busco um lugar tranquilo e agradável que ajude a me concentrar. Encontro uma boa posição corporal.

[2] PREPARAR-SE

Faço silêncio interior e exterior. Respiro lentamente, suavemente. Tomo consciência de que estou na presença de Deus. Faço com devoção o sinal da cruz.

[3] SITUAR-SE

Peço a Deus Nosso Senhor para que todos os meus desejos, pensamentos e sentimentos estejam voltados unicamente para o seu louvor e serviço. Peço a Graça que verdadeiramente desejo receber de Deus.

[4] MEDITAR

Leio o texto devagar, saboreando as palavras que mais me “tocam”. Reflito por que esta frase, palavra, ideia me chama a atenção. Converso com Deus como um amigo: falo, escuto, peço, louvo, pergunto, silêncio, seguindo os sentimentos experimentados na oração.

[5] REVISAR

Recordo o meu encontro com Deus. Anoto o que foi mais importante na oração: o texto mais significativo (palavras, frases e imagens); os pensamentos predominantes; os sentimentos de consolação ou desolação; se houve apelos e como me senti diante deles.

A seguir, ofereço por meio do site Anchietanum, dos Jesuítas do Brasil, «O Roteiro de Oração na Vida Diária». A quem desejar baixar, é só clicar. Vale a pena!