Nosso Pai Santo Elias, Profeta



Dentro do coro dos Profetas do Antigo Testamento, a posição do Profeta Elias é especial. No Novo Testamento, o nome do profeta Elias é mencionado diversas vezes pelo próprio Jesus Cristo.

Zacarias, o pai do Precursor, disse que João viria “no espírito e poder de Elias” (Lucas, cap. a, v. 17), ou seja, teria as características e o zelo do profeta Elias, ele seria o mesmo o profeta Elias, pois o povo esperava que ele voltasse.

Jesus Cristo, quando testemunhou sobre o precursor João e o elogiou, disse que ele era Elias “Se você quiser, ignore, este é Elias, que estava por vir”.

O mais importante é que os discípulos na montanha, durante a Divina Transfiguração, viram os dois Profetas, Moisés e Elias, conversando com Jesus Cristo. Tudo isto revela a posição especial do profeta Elias entre os Profetas e na consciência do povo.

Mesmo na pessoa de Jesus Cristo, ouvindo o ensinamento e vendo os seus milagres, eles viram o profeta Elias, que havia voltado. Jesus Cristo perguntou: "Como as pessoas me chamam?" E os discípulos disseram “João Batista, mas outros, Elias...”.

O Profeta Elias viveu em 9 AC. século e era filho de Sovak e veio de Thesbi (por isso se chamava Thesvitis), hoje El Istib, na região de Gileade, e pertencia à tribo de Aarão.

Quando nasceu, seu pai viu uma aparição divina: dois homens vestidos de branco chamaram-no Elias, cercaram-no de fogo e deram-lhe chamas para comer.

Então seu pai foi a Jerusalém e depois de descrever a aparição aos sacerdotes, eles lhe disseram, interpretando a aparição, que seu filho se tornaria profeta e julgaria Israel com espada de dois gumes e fogo.

O Profeta Elias exerceu seu dom profético durante 25 anos nos anos do Rei Acabe, que reinou em 873 – 854 AC. Acabe e de fato sua esposa Jezabel eram pessoas ímpias e contra eles estava a guerra do profeta Elias.

Jezabel, que não era israelita e fez com que a fé fosse corrompida pelos costumes pagãos, por isso perseguiu muito o profeta Elias, por isso ele era constantemente obrigado a fugir e se esconder. Jezabel perseguiu o profeta Elias como Herodias perseguiu João Batista.

O primeiro grande sinal, dado pelo profeta Elias, foi que ele orou e não choveu durante três anos e meio. Durante esse tempo, o Profeta estava escondido numa caverna, próximo a um riacho além do Jordão. Havia um pouco de água lá e um corvo trazia comida para ele todas as manhãs.

Quando a água secou, ​​o Profeta partiu e foi para Sarepta, em Sidônia; tudo isso por ordem de Deus. Ali ele ficou com uma viúva, que tinha um pouco de farinha e um pouco de azeite, e mesmo assim comiam o tempo todo e não faltava. A viúva teve um filho e por acaso adoeceu e morreu. Então o Profeta orou e ressuscitou a criança.

O segundo grande sinal, mostrado pelo profeta Elias, foi que ele orou e fogo veio do céu. Por ordem do Rei Acabe, quatrocentos falsos sacerdotes pagãos, protegidos por Jezabel, foram reunidos. Então o profeta Elias os desafiou para uma competição.

Ele lhe disse, e eles colocaram a lenha e a carcaça no altar para o sacrifício, e começaram a correr e clamar o dia todo ao falso deus Baal, para fazer fogo "e não havia voz nem audição; "

Então o Profeta disse-lhes: “Vá em frente! Agora farei meu sacrifício." Ele fez seu próprio altar, colocou e molhou a lenha três vezes com água e depois orou. Então caiu fogo do céu, derrubou e queimou todo o altar.

Depois deste ponto, o povo prendeu os quatrocentos falsos sacerdotes, e o profeta Elias os puniu severamente. Jezabel, enfurecida, perseguiu o Profeta, e ele fugiu para Horebe, onde há quinhentos anos Moisés ouviu a voz de Deus e viu a sarça ardente.

Ali o profeta Elias estava escondido em uma caverna, e Deus lhe ensinou uma grande lição. Ele lhe disse: “Suba até o topo e você verá Deus”. Passará um vento forte; haverá um terremoto; você verá fogo e uma brisa leve e fresca passará. Deus não estará na tempestade, nem no terremoto, nem no fogo, mas na leve brisa.”

Outros sinais milagrosos do profeta Elias foram que ele cruzou o rio Jordão com seu moleiro e, finalmente, em vez de morrer, foi levado para o céu em uma carruagem de fogo.

Observemos que o profeta Elias, depois de oito ou dez anos de sua ascensão, enviou cartas (talvez através de um anjo) ao rei Ioram, prevendo sua morte porque ele se afastou da adoração do verdadeiro Deus:

"e lhe chegou por escrito o profeta Hélios, dizendo: Assim diz o Senhor, o Deus de Davi, teu pai, porque não andaste no caminho de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá" (Omissões II, cap. 21, versículo 12).

E o livro Sophia Sirach menciona que: “E o profeta Elias surgiu como fogo, e a sua palavra ardia como uma lâmpada.... como tu és glorificado, Elias, entre teus admiradores; aquele que ressuscitou os mortos da morte e da ira por causa do Altíssimo; aquele que levou os reis à perdição e os que foram tirados dos seus leitos; aquele que ouviu no Sinai uma repreensão e no Horebe os castigos da vingança; labareda de fogo em uma carruagem de cavalos de fogo... bem-aventurados os que te vêem e os que se enfeitam de amor, pois também nós vivemos a vida.” (Sophia (Eclesiástico, n.º 1, 11).

Apolytikion
Ἦchos d'. Ele rapidamente percebeu.

O Anjo encarnado, o flagelo dos Profetas, o segundo Precursor, da presença de Cristo, Elias, o glorioso, enviaste do alto, a Eliseu a graça, afasta as doenças e purifica os leprosos, para aqueles que o honram, ele encontra cura.

Kontakion
Ἦhos II. Auto-memorial.

Profeta e precursor das grandes obras de Deus, Elias estamos crescendo, que ergueu as nuvens aquosas com sua bandeira, embaixador para nós, ao único filantropo.

Magalynarius
Deutere queimam-no e zelosos, por quatro vezes, arrebatados da terra, do deutera de Cristo, Precursor da presença, Helian o Tesbita, honremos com hinos.

Outro Magalynarius,
incendiado pelo Zelo celestial, você incendiou o engano, como um fogoso e zeloso, de onde você foi criado em uma carruagem de fogo, ó Profeta, para a vida eterna;

A Casa
das muitas iniqüidades dos homens, e da imensurável caridade de Deus, quando o Profeta Elias foi visto, ficou perturbada, lembrando-se, e começou a falar palavras de misericórdia aos misericordiosos. Ira-te com a tua voz, contra aqueles que te desobedecem, julga a tua justiça. Mas as entranhas do bom não o levaram de forma alguma a punir aqueles que lhe desobedeceram, pois o único filantropo espera o arrependimento de todos.

Assento
Ἦhos pl. d'. Sofia e Logon.
Ó Profeta da luz divina, os profetas da mentira, nisto vocês verificaram, Acabe iníquo, você ensinou a não se curvar a Baal, todo glorioso, e você pediu as orações do alto, de onde você foi levado, Elias , carro de fogo ao Senhor · para isso sois ajudado Cristo Embaixador junto a Deus, perdão dos pecados, aos que celebram com desejo, a vossa santa memória;

0 comments