QUAL É A ORAÇÃO DE JESUS?


A oração de Jesus ou do coração consiste em repetir, de preferência mentalmente, uma oração curta que contenha o Santo Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ou apenas o nome Jesus Cristo. A forma mais usada, especialmente no Oriente cristão, é: "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus Vivo, tem misericórdia de mim pecador".

Por se tratar de uma oração curta, é ideal rezá-la a qualquer hora e em qualquer lugar, embora seja sempre aconselhável dedicar um certo tempo a cada dia para dedicar exclusivamente à repetição da oração no silêncio e na quietude. Esta oração é uma ferramenta simples, mas muito profunda, que nos permitirá permanecer na presença de Deus com pouca distração. Muitos espirituais consagraram toda a sua vida a este tipo de oração, sendo o centro da vida monástica do Oriente cristão.

Podemos diferenciar certos estágios no desenvolvimento da frase:

No início é uma oração difícil e sua prática não traz nenhuma satisfação. Múltiplas tensões corporais aparecerão, a mente ficará distraída e teremos que trazê-la de volta à frase da frase inúmeras vezes, será difícil repetir a frase e sua vocalização interna será entrecortada, forçada, incômoda. Não seja desencorajado! Nesta fase, é necessário utilizar a oração de Jesus como complemento da habitual oração dialógica, pois uma favorece o aprofundamento da outra e vice-versa.

Se perseverarmos, chegará um momento em que acessaremos um lugar maior dentro de nós mesmos. As tensões corporais serão atenuadas, sentiremos como nosso corpo está unificado e a repetição da prece combinará espontaneamente com a respiração. Os pensamentos dificilmente nos distrairão e a vocalização interna da frase será fácil, desejável e satisfatória. Sem distração de pensamentos, podemos ficar no momento presente até agora indescritível. Começaremos a provar o néctar e o poder ocultos por trás das palavras "Jesus Cristo" ou "Filho de Deus". Aos poucos vamos percebendo como se um fogo se acendesse em nossos corações. Será como em um dia frio de inverno, acendemos uma fogueira e nos aquecemos pacificamente. Desse fogo nascerão profundos sentimentos espirituais de amor a Deus e ao próximo e começaremos a cumprir a lei de Deus de maneira natural. Nesse estágio, começaremos a saborear os dons do Espírito e a dar frutos. É o que São Paulo definiu como "andar no Espírito". Os espirituais do Oriente cristão falam da unificação da mente e do coração ou da oração da mente no coração.

A passagem do estágio anterior, da oração mental para a oração da mente no coração, é um Dom de Deus que nos será dado quando Ele o considerar em Sua providência. É uma graça pura que nenhuma técnica ou esforço humano pode nos fornecer; só Deus. Mesmo assim, será muito difícil que a oração desça ao coração se não levarmos uma vida centrada na busca de Deus que permite o anseio de Deus que todos carregamos dentro de nós.

Além deste estágio, outros muito avançados são descritos, como a oração incessante em que o Espírito ora permanentemente em nossos corações sem nossa intervenção, a oração de êxtase ou êxtase e finalmente a união total com Deus.
Por um Religioso Secular

0 comments