"Se eles não fizerem penitência, todos perecerão igualmente" (Lucas 13, 4)
A Penitência ou Confissão é um Sacramento da Igreja, sinônimo de conversão e sua raiz etimológica está na palavra grega "metanoia" que significa mudança de mente, coração e comportamento.
A Igreja propõe estes cinco passos para fazer uma boa confissão:
1. Exame de Consciência. Colocamo-nos diante de Deus que nos ama e quer nos ajudar. Analise sua vida e abra seu coração sem engano. Você pode ajudar a si mesmo com um guia para fazer isso direito, disponível abaixo.
2. Arrependimento. Sentir uma verdadeira dor por ter pecado, porque, magoamos quem mais nos ama: Deus.
3. Propor não pecar novamente. Se eu amo de verdade, não posso continuar machucando meu ente querido. É inútil confessar se não queremos melhorar. Podemos cair novamente por fraqueza, mas o importante é a luta, não a queda.
4. Conte os pecados ao Confessor. O Sacerdote é um instrumento de Deus. Deixemos de lado a "vergonha" ou o "orgulho" e abramos nossas almas, certos de que é Deus quem nos ouve.
Ato de Contrição (sugestão)
Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu: por serdes Vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque Vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração, de Vos Ter ofendido; pesa-me também de Ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com o auxílio de Vossa divina graça, emendar-me e nunca mais Vos tornar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela Vossa infinita misericórdia.
Amém.
5. Receba absolvição e penitência completa. É o momento mais bonito, porque recebemos o perdão de Deus. A penitência é um simples ato que representa nossa reparação pela falta que cometemos.
Caro leitor, se desejar faça o download do arquivo e imprima. Uma boa confissão!
Bênçãos...
Por um Religioso Secular
0 comments