DIFICULDADES E CONSELHOS NA PRÁTICA DA ORAÇÃO DE JESUS


Existem duas maneiras de praticar esta oração: silenciosamente, dedicando-nos exclusivamente a ela ou enquanto realizamos outras atividades. A seguir, mencionarei algumas dificuldades que podemos encontrar em sua prática e alguns remédios que podem nos ajudar.

A principal dificuldade que encontramos ao praticar a oração de Jesus enquanto fazemos outras atividades é a volatilidade da nossa atenção. Depende do tipo de atividade que estamos realizando, isso exigirá um maior ou menor grau de atenção. Existem atividades em que a oração inevitavelmente fica em segundo plano e permanece como pano de fundo. Outras atividades, como caminhar, nos permitirão uma maior atenção à oração. Em qualquer um dos casos, quando descobrimos que nos distraímos e que estamos errantes, ou que estamos repetindo a oração muito minuciosamente, mecanicamente, com pouca atenção, é útil tomar consciência de que o Senhor está conosco ouvindo nós. O fato d'Ele estar nos ouvindo nos coloca em sua presença. Assim que nos damos conta disso, é muito mais fácil voltarmos a repetir a oração de uma forma mais atenta e focada.

Quanto às dificuldades que podemos encontrar quando nos dedicamos a repetir esta oração em silêncio, entre as mais comuns estão: a distração da oração devido a tensões ou sensações corporais ou outros pensamentos ou divagações. A repetição superficial e desatenta que passa como pano de fundo enquanto outros pensamentos captam nossa atenção. Também a impossibilidade de repetir a oração devido à dor e forte tensão corporal. As dicas a seguir podem ajudar especialmente na fase árdua, antes que a oração comece a dar frutos e se tornar alegre:

Comece relaxando o corpo e a mente. Isso é especialmente necessário se sentirmos desconforto físico durante a oração. Também nos ajudará a repetir a oração de uma forma mais cuidadosa e focada. Podemos relaxar prestando atenção à respiração ou permanecer um momento em silêncio relaxando considerando pela Fé que estamos ali com o Senhor. Devemos tentar manter esse estado de relaxamento do corpo durante todo o tempo que durar a oração.

Repita a frase muito devagar, dizendo cada palavra da frase devagar, mesmo se deixarmos muito tempo entre uma palavra e outra. Isso nos ajudará a ficar relaxados e a nos distrair com menos facilidade.

Quando descobrirmos que nos distraímos com divagações ou que estamos repetindo a frase de maneira mecânica e superficial, lembre-se e tome consciência de que o Senhor está conosco nos ouvindo. Isso nos ajuda a nos colocar em sua presença e a voltar à repetição da oração de uma forma mais pensativa e focada.

Se for difícil para nós dizer a frase completa, podemos tentar repetir apenas o Nome “Jesus Cristo”. Podemos alternar entre o nome sozinho e a frase completa quando nos sentirmos entediados ou cansados ​​de repetir uma das duas maneiras.

A atitude que devemos ter é "Eu só quero estar aqui com meu Senhor pedindo sua misericórdia", não devemos ficar esperando que nada nos aconteça. Devemos descartar as sensações corporais e outras distrações usando o conselho de lembrar que o Senhor está lá, nos ouvindo para nos concentrarmos novamente na oração quando nos distraímos.
Por um Religioso Secular

0 comments