Da Cruz de Constantino ao Mau-Olhado: O Festival dos Falsos Deuses em Roma
O “desfile da paz” de Leão XIV traz dançarinos pagãos e
imagens ocultistas ao coração do Vaticano.
No Arco de Constantino, Leão XIV acendeu uma vela ao lado de
líderes de todas as crenças; no Vaticano, telas brilhavam com a imagem de uma
mulher segurando o “mau-olhado”. O simbolismo escrevia seu próprio comentário.
A cruz que outrora conquistou a Roma pagã foi substituída por um talismã
destinado a afastar o infortúnio; um emblema apropriado para uma Igreja agora
aterrorizada em proclamar a verdade exclusiva de Cristo.
O que começou como um “Encontro pela Paz” sob o Arco de
Constantino terminou como um festival de pluralismo de uma semana, um jubileu
da Nostra Ætate coreografado para provar que a Igreja do diálogo pode
superar a Igreja da doutrina. Nesse processo, Roma conseguiu transformar a
vitória do In hoc signo vinces no ato final de um espetáculo de
religiões mundiais.
O espetáculo não foi um acidente. Foi a sequência lógica da
teologia de Nostra Ætate, agora encenada em cores vibrantes: olhos,
ídolos e tudo mais.
O “Espírito de Assis”, Recarregado no Arco de Constantino
O Encontro Internacional pela Paz, organizado por Santo
Egídio, foi apresentado como oração, testemunho e uma mensagem comum contra a
guerra. O discurso de Leão XIV no Coliseu declarou: “a guerra nunca é santa; só
a paz é santa”, e fundamentou a noite na Nostra Ætate do Concílio
Vaticano II. O simbolismo é intencional. Onde Constantino outrora marchava sob
a cruz como sinal do triunfo do verdadeiro Deus sobre os ídolos, o papa agora
caminha em procissão com os representantes desses ídolos para acender uma chama
comum em prol de uma “reconciliação” generalizada. O local é catequético: a
Ponte Mílvia é reinventada como uma passarela inter-religiosa.
A doutrina católica nunca tratou a “paz” como uma divindade
autônoma. A paz é a tranquilidade da ordem que emana do reinado de Cristo e da
observância da lei de Deus. Quando a Igreja fala de guerra justa, fá-lo
precisamente porque a justiça e a verdade, por vezes, exigem a espada para
conter males graves. Afirmar que “só a paz é santa” é desconsiderar toda uma
tradição teológica, tratar as Cruzadas, a justa defesa e os mártires que
resistiram aos cultos pagãos como parentes inconvenientes que já não convidamos
para jantar. A santidade está ligada a Deus, ao Seu culto, à Sua lei, à Sua
Igreja; não a uma abstração que pode ser igualmente invocada pela da’wah
corânica, pelo panteão védico e por um comunicado da ONU.
Além disso, a “oração conjunta” entre religiões não é um
terreno neutro. Inevitavelmente, sugere que diversos objetos de culto convergem
para um horizonte divino comum. É por isso que o magistério pré-conciliar
insistia na singularidade do culto revelado e alertava repetidamente contra o
sincretismo e o indiferentismo. A simultaneidade encenada de ritos, cânticos e
meditações silenciosas sob arcos romanos não alivia essa tensão; pelo
contrário, a intensifica. O público vê uma coisa: todas as religiões são caminhos
que levam à mesma montanha, e a Igreja agora se alegra em abrigar o acampamento
base.
Pope Leo XIV leads leaders of various religions in lighting a candle for peace this evening at the Arch of Constantine, built to commemorate Constantine's victory over Maxentius at the Battle of the Milvian Bridge in 312. pic.twitter.com/3imqqLkWbc
— Catholic Sat (@CatholicSat) October 28, 2025
Observe novamente a imagem: um papa de branco acende uma
árvore de lamparinas a óleo enquanto imãs, monges, patriarcas e gurus assistem.
Nem mesmo um cenógrafo conseguiria expressar melhor o novo dogma de que a paz é
o sacramento e o pluralismo, a liturgia.
Nostra Ætate aos sessenta: De “Nós Acreditamos” a “Nós Somos o Mundo”
A comemoração da Nostra Ætate nem sequer tentou
esconder sua tese. A celebração começou com uma procissão pagã pelo corredor
central da Sala Paulo VI, com dançarinos carregando discos solares e escudos, e
a multidão filmando como se fosse um show de música pop.
Mais tarde, as crianças cantaram “We Are the World” (“Nós
somos o mundo”), o hino humanitário de Michael Jackson, enquanto Leão XIV
circulava pelo salão cumprimentando descrentes e representantes de outras
religiões.
Oh, priceless! Vatican's Nostra Aetate event ends with the children singing Michael Jackson's "WE ARE THE WORLD" - while Leo XIV greets unbelievers.... pic.twitter.com/UsVw74x5Ms
— Novus Ordo Watch (@NovusOrdoWatch) October 28, 2025
Um vídeo promocional do Vaticano exibiu o amuleto
apotropaico azul e branco do “mau-olhado”, um talismã destinado a afastar o
mal, como que a Igreja agora reúne os objetos espirituais do mundo em um único
museu acolhedor.
Back to the Nostra Aetate festivities in the Vatican, some awful video clip is playing right now, and this was on the screen for a few seconds.... pic.twitter.com/KCAe1629w0
— Novus Ordo Watch (@NovusOrdoWatch) October 28, 2025
Qual o problema nisso? Comecemos pelo óbvio. O culto
católico é teocêntrico e sacrificial. Não é uma feira cultural. A Igreja
costumava trazer as nações para o seu santuário para adorar o verdadeiro Deus
através do único Sacrifício de Cristo. Agora, Roma traz as nações para adorarem
seus próprios símbolos sob o seu teto, enquanto ela fornece o palco, as equipes
de filmagem e os aplausos. A mensagem transmitida a cada criança católica que
assiste é que a religião é, primordialmente, uma aspiração humana compartilhada
pela paz, e as diferenças doutrinárias são um mero enfeite.
A própria Nostra Ætate, com todo o bem que incentivou
na caridade pessoal e na rejeição do ódio, metastatizou-se em uma teologia
prática: a principal tarefa da Igreja na esfera pública é afirmar o senso
religioso da humanidade, descobrir “sementes da Palavra” em todos os lugares e
encontrar o mundo no meio do caminho, celebrando valores comuns. A
evangelização passa para segundo plano; a missão é recodificada como diálogo; o
Primeiro Mandamento é reinterpretado como uma proibição à “exclusão”. A foto
dos dançarinos na Sala Paulo VI captura essa mudança melhor do que mil notas de rodapé.
E a escolha musical expressa a parte silenciosa em voz alta. Não estamos
cantando Credo in unum Deum; estamos cantando Nós somos o mundo. O novo
credo começa com “nós”.
Traçando “Novos Mapas da Esperança”: Educação sem o Depósito da Fé
A carta apostólica de Leão XIV para o 60º aniversário da Gravissimum
educationis é refinada, programática e perigosa. Página após página, ela
insta uma “constelação” de escolas e universidades a se tornarem laboratórios
de inclusão, diálogo, ecologia e discernimento digital. Newman é nomeado
co-patrono com Tomás de Aquino, mas o Newman citado é o humanista abrangente de
A Ideia de uma Universidade, não o convertido que sangrou pelo dogma. Em
seguida, surge a frase que revela o motor que funciona sob a prosa: em
contextos educacionais, não devemos “hastear a bandeira da posse da verdade”.
Essa frase é o antítese do programa de estudos da semana.
Se uma universidade católica não ensinar que a Igreja possui
a verdade revelada, não como um troféu, mas como um legado, para que serve?
“Menos cátedras e mais mesas”, exorta a carta, porque o conhecimento deve ser
compartilhado de forma dialógica. Muito bem. Mas os apóstolos não se reuniam
com as nações em mesas redondas; eles pregavam, ensinavam, batizavam e
organizavam as novas comunidades ao redor do altar. O “Pacto Educacional
Global” da carta, seus sete caminhos mais três novas prioridades, e sua insistência
em uma “paz desarmada e desarmante” equivalem, em conjunto, a um catecismo
horizontalista. O transcendente faz aparições esporádicas, frequentemente em
frases piedosas. O fio condutor é antropocêntrico: elevar a pessoa, desmantelar
conflitos, coreografar a fraternidade, gerir a tecnologia, proteger o planeta.
A evangelização torna-se o braço educacional das ONGs, e a verdade, rebaixada
de posse a processo, jamais deve interromper a coreografia.
A identidade católica não se baseia em sentimentos; é a
incorporação batismal em Cristo e a adesão às verdades que Ele revelou. Uma
escola que teme “erguer a bandeira da posse da verdade” estará, na prática,
erguendo o arco-íris da inclusão sobre o tabernáculo do Logos.
“Communicatio in sacris” e o Modelo do Primeiro Milênio
O discurso de Leão XIV a Mar Awa III e à delegação assíria
vangloria-se do “reconhecimento mútuo dos sacramentos” e da “permissão” de
certas partilhas sacramentais, enquanto as partes trabalham em direção a um
modelo de comunhão do primeiro milênio que evite a “absorção” ou a “dominação”.
Em termos simples, celebra a normalização da intercomunhão com uma Igreja que
está objetivamente fora da unidade visível da Igreja Católica. A retórica da
“troca de dons” faz isso soar generoso; a realidade é que a unidade visível da
Igreja, uma só fé, uma só ordem sacramental, uma só governança, é tratada como
uma estrutura negociável a ser reconstruída a partir de uma leitura seletiva da
Antiguidade.
Assyrian church leader Mar Awa III, who is from Chicago, presented Pope Leo XIV with a gift. https://t.co/s5XLbIUi6A
— ABC 7 Chicago (@ABC7Chicago) October 28, 2025
Quando Roma promete “celebrar juntos no mesmo altar”, não
como fruto da conversão à unidade na doutrina e na jurisdição, mas como motor
que impulsionará uma convergência, ela inverte a ordem da verdade e da
caridade. Cálice compartilhado primeiro, fé compartilhada depois. Esse não é o
caminho católico.
Uma homilia que transforma a Páscoa em questão de imagem
Até mesmo a homilia eucarística aparentemente inofensiva
para estudantes universitários carrega o tema central da semana. A Páscoa se
torna “uma jornada”, o Jubileu um lembrete de que precisamos de “uma
perspectiva mais ampla”, o estudo uma graça que nos ajuda a “elevar os olhos”.
Belas palavras, e quem nega a necessidade de conversão? Mas a Ressurreição não
é uma metáfora para horizontes intelectuais; é um fato histórico e corporal
pelo qual Cristo venceu o pecado e a morte e fundou Sua Igreja com o mandato de
ensinar todas as nações. Quando o foco da homilia se desloca dessa proclamação
para um chamado espiritualizado à abertura e a “novas perspectivas”, os
estudantes saem com exatamente a formação que esta semana se propõe a oferecer:
o cristianismo como perspectiva, não como veredicto.
Por que as fotos são importantes?
No Arco de Constantino, a Cruz já não conquista; ela
colabora. Na Sala Paulo VI, as nações já não se curvam diante de Cristo; elas performam
diante d’Ele. Na carta apostólica, o depósito da fé já não rege a educação; ele
“acompanha” um processo cujas palavras-chave são empatia, escuta e coreografia.
E no discurso ecumênico, o altar já não pressupõe a unidade; ele a constrói.
É por isso que os católicos fiéis olham para essas imagens e
ouvem esses textos com tristeza, e não com aplausos. A Igreja tem a
responsabilidade do Primeiro Mandamento. Ela deve adorar somente a Deus e
ensinar todos os povos a fazerem o mesmo. Ela deve amar o seu próximo não
afirmando seus ídolos, mas chamando-o — com gentileza, publicamente e com
coragem — à adoração do Deus Trino por meio do único Mediador, Jesus Cristo.
Paz sem verdade é anestesia. Diálogo sem doutrina é teatro. Educação sem o
Credo é assistência social com velas.
A revolução compreende que os ritos catequizam com mais
poder do que os ensaios. É por isso que a semana terminou com crianças cantando
“Nós Somos o Mundo”. Ensinem-nas a cantar a fraternidade da humanidade enquanto
estão sob a cúpula de Pedro e elas nunca mais perceberão a diferença entre esse
coro e o Credo. As fotos não são acidentais. Elas são o novo missal.
Conclusão: De volta à Ponte Mílvia
A Igreja outrora pregava no Arco de Constantino que a paz
mundial só se concretiza sob o sinal de Cristo. Hoje, Roma prega que as
religiões do mundo, juntas, improvisarão a paz se mantiverem as velas acesas.
Uma visão converte as nações e as ordena a Deus. A outra inflama as multidões e
ordena à Igreja que se dirija às nações. A primeira construiu catedrais; a
segunda hasteia bandeiras. Se quisermos a primeira de volta, devemos parar de
acender tochas em santuários inter-religiosos e começar a acender faróis de
doutrina, adoração e missão. In hoc signo vinces não foi um chamado à
construção de comunidade. Foi o julgamento do Senhor sobre os ídolos e a
primeira e última esperança do mundo.
Por Chris Jackson