Quando o mundo peca, eis o que você pode fazer

À meia-noite mais escura, um eremita caminha entre as celas de seus irmãos eremitas.


O ar é frio. A noite é densa.

Sob a proteção das sombras, com um matraca de madeira na mão, o eremita apressa-se pelas ladeiras indo de cela em cela.

De repente, um som estrondoso ecoa:

CLACK CLACK CLACK***

É hora de Matinas e Laudes. A oração antiga da Igreja à meia-noite, quando todos os monges devem se levantar para louvar a Deus e pedir Sua misericórdia por um mundo caído e necessitado.

Neste momento, cada monge trava uma batalha interior para sair de seu pequeno catre de palha.

Acordar à meia-noite para rezar nunca é fácil. Os eremitas perseveram na dificuldade por amor a Deus, pela ajuda às famílias, pela santificação das almas e pela conversão dos pecadores.

O primeiro eremita a chegar à capela, iluminada apenas pela lâmpada do sacrário, em honra à presença de Cristo no Tabernáculo, deve acender as velas. As rubricas antigas determinam que todas as outras velas da liturgia sejam acesas a partir da vela do sacrário, que preserva o fogo pascal desde a Vigília Pascal.

Vela por vela, a escuridão se dissipa, e a capela começa a brilhar com a luz do sagrado fogo pascal.

Um a um, os eremitas vão entrando na capela. O Ofício Divino é entoado, e os eremitas elevam suas vozes em louvor a Deus. Eles intercedem pelo mundo e por todas as intenções que lhes são confiadas.

No silêncio da noite, os eremitas oferecem orações pelo mundo. As antigas orações de Matinas e Laudes duram cerca de uma hora e meia, e depois disso os eremitas se dedicam à oração interior por mais uma hora, retornando ao descanso por volta das 3h da manhã.

Muitos pecados são cometidos nas trevas da noite. Longe da bela luz de Cristo, reina a feiura da embriaguez, das drogas, da violência, da impureza e do roubo.

Enquanto o mundo peca, os eremitas vigiam e rezam pelos pecadores.

O maior desejo dos eremitas por você

Os eremitas trabalham, sacrificam-se e consagram toda a sua vida pela salvação das almas e pela autêntica renovação da Igreja.

O maior desejo deles é o seu bem temporal e eterno: a verdadeira santidade nesta vida e a glória na eternidade.

Por todas as suas provações, lutas e sofrimentos, os eremitas caminham com você por meio de suas orações incessantes.

Como você pode ser Santo e feliz enquanto outros são pecadores e infelizes

Na calma e no silêncio da noite, você pode se concentrar em Deus, recebendo d’Ele alimento espiritual, cura e crescimento — coisas que durante o dia você mal consegue perceber por causa da correria.

Com os eremitas, as horas da noite e da madrugada podem se tornar alguns dos momentos mais preciosos do seu dia.

Cristo Nosso Senhor nos ensina com Seu exemplo:

“E tendo despedido a multidão, subiu ao monte para orar, sozinho. E, ao cair da noite, estava lá sozinho.” – Mateus 14,23

Muitos escolhem afastar-se da Luz de Deus nas trevas do pecado, mas você pode lutar para ser um verdadeiro filho da luz.

3 Maneiras de Santificar as horas da noite

  1. Dedique algum tempo à leitura espiritual todas as noites. O Ofício de Matinas contém leituras da Sagrada Escritura e dos Padres da Igreja.
  2. Se você acordar durante a noite, passe alguns minutos em oração silenciosa adorando a Deus e oferecendo-Lhe a homenagem da sua fé, da sua esperança e do seu amor por Ele.
  3. Desligue os dispositivos eletrônicos e a televisão, e use esse tempo para estar com Deus, imitando a pobreza austera e a simplicidade religiosa dos eremitas.

Você pode ser parte vital deste trabalho Espiritual

Os eremitas vivem cada momento de cada dia para a Glória de Deus e a salvação das almas.

Você também desempenha um papel essencial nessa missão necessária de renovar a Igreja e reacender a fé.

Sua oferta generosa por meio da esmola garante aos Eremitas Descalços de Nossa Senhora do Monte Carmelo os meios para perseverarem incansavelmente em oração e sacrifício por você e por seus entes queridos.

Por um Carmelita Eremita da Primitiva Observância