Novena de Santa Elisabeth da Trindade 2024 — Dia 8


Leitura das Escrituras: Filipenses 3, 8–14

Considero tudo como perda, por causa da excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por ele, sofri a perda de todas as coisas, e as considero como lixo, para ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. Quero conhecer a Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação nos seus sofrimentos, tornando-me semelhante a ele na sua morte, para ver se de algum modo posso alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que eu já tenha obtido isso ou tenha alcançado o alvo; mas prossigo para alcançá-lo, porque Cristo Jesus me alcançou. Amado, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Santa Elisabeth fala: O céu na fé, n.º 28

Toda a intensidade da alma de São Paulo é derramada nestas linhas. O objetivo deste retiro [ou, “novena”] é nos tornar mais semelhantes ao nosso adorado Mestre e, ainda mais, nos tornarmos tão unos com Ele que podemos dizer: “Eu vivo; não mais eu, mas Ele vive em mim. E a vida que agora vivo neste corpo de morte, vivo na fé do Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” [Gl 2, 20]. Oh, vamos estudar este Modelo divino; Seu conhecimento, o Apóstolo nos diz, é tão “excelente” [ou, “superior”].

Reflexão: Cristo me fez seu

O desejo de São Paulo de “conhecer Cristo” em todos os sentidos — Sua vida, morte e ressurreição — é ecoado pelo chamado de Santa Elisabeth para nos unirmos totalmente a Ele. Somos convidados a deixar de lado tudo o que não leva a Ele, a prosseguir em direção ao “valor insuperável” de conhecer Cristo intimamente. Quais apegos eu poderia liberar para abrir espaço para essa unidade mais profunda? Ser “feito um” com Cristo é deixar Sua vida fluir através da nossa, transformando cada ação nossa. Hoje, vamos manter nosso olhar Nele, nosso “Modelo divino”, nos aproximando de Seu Sagrado Coração.

Oração da Novena

Ó Santa Elisabeth,
no teu grande amor a Deus,
sempre estiveste tão perto
das necessidades dos teus amigos.
Agora que estás no Céu,
diante da Face do Senhor,
intercede junto a Ele
pelas intenções que te confiamos.

(Mencione suas intenções)

Ensina-nos,
na fé e no amor,
a viver com a Santíssima Trindade
no fundo dos nossos corações.
Ensina-nos, como tu,
a irradiar o amor de Deus
entre todas as pessoas,
na nossa vida quotidiana,
para que nos tornemos um louvor da Sua Glória.

Pai Nosso…
(reze lentamente a Deus que habita em você)

Glória ao Pai…
(três vezes, em louvor à Trindade que habita em nós)

Santa Elisabeth da Trindade, rogai por nós!

Elizabeth da Trindade, S 2014, I Have Found God, The Complete Works of Elizabeth of the Trinity Volume 1: Principais escritos espirituais , traduzido do francês por Kane, A, ICS Publications, Washington DC.

Todas as referências bíblicas nesta novena são da Bíblia Nova Versão Padrão Revisada: Edição Católica, copyright © 1989, 1993 da Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos Estados Unidos da América, acessado no site Bible Gateway.

0 comments