Novena de Santa Elisabeth da Trindade 2024 — Dia 7



Leitura das Escrituras: 2 Coríntios 3, 17–18

Ora, o Senhor é o Espírito, e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, como num espelho, somos transformados de glória em glória na mesma imagem; porque isto vem do Senhor, o Espírito.

Santa Elisabeth fala: O Céu na Fé, n.º 24–25

“Sede santos, porque eu sou santo” [1 Pd 1,16, citando Lv 11, 44–45]. É o Senhor quem fala. “Seja qual for o nosso modo de vida ou a roupa que vestimos, cada um de nós deve ser o santo de Deus”. Quem então é “o mais santo”? “Aquele que é mais amoroso, que olha mais tempo para Deus e que mais plenamente satisfaz os desejos do Seu olhar”. Como satisfazemos os desejos do olhar de Deus, mas permanecendo “simples e amorosamente” voltados para Ele [cf. São João da Cruz, A Chama Viva do Amor, 3,33] para que Ele possa refletir Sua própria imagem como o sol é refletido através de um cristal puro. “Façamos o homem à nossa imagem e semelhança”: tal era o grande desejo no Coração do nosso Deus. A forma da alma é Deus que deve imprimir-se ali como o selo na cera, como o carimbo em seu objeto. Para “realizar este ideal” é preciso “manter-se recolhido em nós mesmos”, “permanecer em silêncio na presença de Deus”, enquanto a alma se imerge, se expande, se inflama e se funde n’Ele, com uma plenitude ilimitada.

Reflexão: Refletindo Sua Própria Imagem

Ser santo é permitir que Deus deixe Sua marca em nós, como um selo se imprime na cera. Santa Elisabeth nos chama para sermos um “cristal puro”, deixando a imagem de Deus brilhar através de nós. A santidade não depende do nosso papel ou aparência; é sobre permanecer interiormente voltado para Ele. Hoje, considere: Como permito que o amor de Deus me transforme? O que posso deixar de lado para me tornar mais transparente à Sua luz? Nosso chamado é simplesmente estarmos abertos, para deixar Sua presença refletir em nós de “um grau de glória a outro”.

Oração da Novena

Ó Santa Elisabeth,
no teu grande amor a Deus,
sempre estiveste tão perto
das necessidades dos teus amigos.
Agora que estás no Céu,
diante da Face do Senhor,
intercede junto a Ele
pelas intenções que te confiamos.

(Mencione suas intenções)

Ensina-nos,
na fé e no amor,
a viver com a Santíssima Trindade
no fundo dos nossos corações.
Ensina-nos, como tu,
a irradiar o amor de Deus
entre todas as pessoas,
na nossa vida quotidiana,
para que nos tornemos um louvor da Sua Glória.

Pai Nosso…
(reze lentamente a Deus que habita em você)

Glória ao Pai…
(três vezes, em louvor à Trindade que habita em nós)

Santa Elisabeth da Trindade, rogai por nós!

Elizabeth da Trindade, S 2014, I Have Found God, The Complete Works of Elizabeth of the Trinity Volume 1: Principais escritos espirituais, traduzido do francês por Kane, A, ICS Publications, Washington DC.

Todas as referências bíblicas nesta novena são da Bíblia Nova Versão Padrão Revisada: Edição Católica, copyright © 1989, 1993 da Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos Estados Unidos da América, acessado no site Bible Gateway.

0 comments