O LUGAR DE ORAÇÃO



– Pergunta sobre imagens (ícones, estátuas de santos) para oração e como organizar o lugar especificamente para oração.

Caro amigo e irmão, saúdo-vos invocando o Santo Nome.

Todo lugar é propício para orar e nossa própria vida é oração se nos colocarmos na atitude correta de confiança em Deus e nos rendermos ao que percebemos como Sua vontade.

Mas também é verdade que necessitamos muito de momentos especiais de oração e recolhimento, de dedicação exclusiva à repetição do Nome de Jesus, momentos em que abrimos particularmente os nossos sentidos espirituais ao abraço da Sua presença.

Esses fragmentos de tempo que intercalamos ao longo do nosso dia, também têm expressão no espaço. Um lugar consagrado à oração e ao silêncio, à espera da Sua palavra. É muito bom, necessário e útil reservar um lugar em nossa casa apenas para a oração.

Este pequeno oratório e suas disposições são, sem dúvida, muito pessoais, tanto quanto nossos sentimentos ao rezar. Você me pede alguns conselhos a esse respeito; antes de tudo tenha em mente que neste também rege, o que é válido para a oração de Jesus e a frase a usar.

O modo será aquele que mais facilitar o contato com o sagrado. Pessoalmente utilizo ícones, dos quais valorizo, ​​sobretudo a sua morfologia peculiar, que tende a realçar as virtudes daquele evocado através da imagem. Têm as feições e a disposição dos gestos e a figura estilizada em geral algo que nos induz a elevar o espírito, embora muitas vezes nem nos apercebamos disso.

Representações de ícones antigos, escritas por mãos hábeis e rezadoras, são muito úteis; contanto que sua estética particular ressoe dentro de você. Nossa biografia nos "educa" um gosto particular e muitas vezes o que é bonito para uns é desagradável para outros. É preciso sentir afeto pela imagem, antes de tudo pelo que ela evoca, pelo que ela representa.

Não adoramos as imagens, mas o que elas trazem à mente, o que despertam em nós, à oração, contemplação... Há pessoas que preferem representações escultóricas, outras figuras a óleo, outras recorrem a crucifixos ou estampas diversas. Às vezes, não é a imagem em si que ajuda a lembrar de Deus, mas a pessoa a quem a associamos.

Organize e reorganize seu local de oração com verdadeira unção e reverência, com carinho para com Quem nos deu tudo o que somos e temos. É importante que sintas que corresponde ao teu espaço interior de oração, que de certa forma representa o teu coração. Tanto que muitas vezes a oratória muda de acordo com o estágio espiritual que é atravessado. Há carregados e detalhados, ornados e outros despojados, quase desertos. Somos assim, diferentes e é a partir da nossa diversidade que chegaremos à unidade.

Também é importante, na medida do possível, que não seja usado para mais nada ou o mínimo possível. É muito comum reservar e cuidar muito bem da área para receber visitantes, Nosso Senhor não merece o mesmo?

É verdade que tendemos ao silêncio, que queremos ir para o simples, que a oração de Jesus nos prepara para uma concentração na única coisa necessária. Mas vamos aceitar que estamos no caminho e que enquanto caminhamos para aquele almejado, ainda dependemos de algum sentido para nos guiar. Por isso, tanto as imagens, quanto os lugares, as luminárias e até algumas músicas podem servir para nos apoiar e a partir daí, nos elevar.

Há mais perguntas que você me faz que prometo responder assim que puder. Caro leitor, se tens dúvidas, envie-me, contactando. Saúdo-vos fraternalmente na invocação do Nome de Jesus.

Por um Religioso Secular

0 comments