I. Você estará exposto a tentações ao longo de sua vida; você os encontrará em todos os lugares, não importa quantos anos você tenha e qualquer que seja sua condição; você deve sempre lutar contra os desejos da carne. Humilhe-se, pois, vendo-se sujeito a tantas fraquezas; temem e cuidam de vocês incessantemente; evite ocasiões perigosas, se puder, ou pelo menos antecipe-se e fique atento, para não se surpreender ao se ver nelas.
II. Você quer resistir bravamente a todas as tentações? Ande na presença de Deus. Este pensamento: Deus me vê, impediu São Martiniano de sucumbir; terá o mesmo efeito em você. Deus me vê! Deus, que me punirá se eu o ofender, que me recompensará se eu for vitorioso nesta prova. Jesus Cristo, que derramou todo o seu sangue para me salvar, está de olho em mim, e hesito em me privar de um prazer por causa dele? Se você meditar em qualquer um desses pensamentos, não há tentação que você não possa superar.
III. Imite o apóstolo São Paulo: castigue seu corpo, reduza-o à servidão, e as tentações da carne se dissiparão. Diga a si mesmo, a exemplo de São Martiniano: você quer cometer um pecado que o condenará, considere se você pode resistir ao fogo do inferno, ao açoite e à fome. O pensamento do inferno deve transformar todos os prazeres criminosos do mundo em amargura. Tudo o que sorri no presente século deve ser amargurado pela consideração do fogo eterno (São Gregório).
0 comments