MUDAR NOSSA FORMA DE PENSAR E AGIR!


Vivemos no meio do mundo, mas isso não nos dá o direito de ser mundanos.

Não é difícil? Parece semelhante nascer em Marte e se recusar a ser "marciano".

Infelizmente, o de estar no meio do mundo sem ser do mundo, não o compreendemos em profundidade, e até comunidades cristãs inteiras vivem inseridas no mundo, acreditando-se fiéis e santos, mas ao mesmo tempo, eles buscam sucesso, fama e prosperidade como objetivos finais.

Caímos facilmente na armadilha do pai da mentira, quando insistimos em depender de nossas próprias forças e não de Deus, mas do mundo e de suas diretrizes, que aliás; são duras, frias e até cruéis.

O mundo, meus irmãos, não tem sentimentos, não tem coração, é como um autômato, um robô que desempenha uma função sem pensar no indivíduo e suas diferentes realidades.

É semelhante àquela lei da selva que diz que o mais forte mata o mais fraco e o peixe grande come o pequeno.

Você notou os interesses dos bancos? A palavra de Deus diz que o justo empresta sem usura e não cobra juros (Ezequiel 18, 8). Tire suas conclusões. Pense no comportamento dos bancos.

Olhe para o preço da educação, por que, é tão caro em nossos países do terceiro mundo?

Veja o valor dos alimentos, por que, cidades cercadas por mares, cobram dinheiro para consumir peixe? Por que uma cidade paradisíaca cheia de árvores frutíferas e alimentos cobram tanto dinheiro para vender esses mesmos alimentos no mercado, se os têm logo ali na esquina?

Por que, a conta de água é tão cara em cidades cercadas por rios e onde chove com tanta frequência? Mesmo em alguns lugares onde a energia solar é usada, e as energias renováveis ​​são usadas, eles cobram impostos para quem usa painéis solares?

Lembro-me na visita do Papa São João Paulo II a Cuba, que ele viu placas nas margens do mar, alertando que a pesca era proibida e que quem a praticasse seria multado com prisão. Parecia um filme de Robin Hood, onde as pessoas eram perseguidas e presas por caçar comida e alimentar crianças e famintos.

Jesus nos adverte: "Você não pode servir a dois senhores ao mesmo tempo, porque você vai amar um e desprezar o outro..." e, infelizmente, muitas pessoas confusas escolheram os bens deste mundo como seu primeiro e único objetivo. Esse não pode ser o nosso comportamento.

Se ser mundano consiste em trabalhar apenas para obter bens terrenos, alcançar a fama, fortuna, ter poder, conquistar, derrotar os fracos, competir e liquidar a competição sem considerar a possibilidade de lealdade ou solidariedade.

É acreditar que viemos à terra para agradar o mundo, para sermos bem sucedidos, aplaudidos, reconhecidos, exaltados, servidos, escravizados, mas nunca olhando a possibilidade de amar, ajudar, entregar ou servir sem esperar nada em troca.

Se ser mundano consiste também em colocar o coração no hedonismo, no egoísmo, nos prazeres do mundo, em deixar-se levar pelo que parece ser uma cultura saudável e ordenada, mas não é. Cultura? A cultura segue os ensinamentos de Jesus Cristo e as diretrizes do Espírito Santo, que vem nos ensinar a ser solidários, consolar os que sofrem, proteger os fracos, ter paciência com todos, caridade e confiança em Deus...

Aqui está o convite do céu:

"Não viva segundo os critérios do tempo presente; ao contrário, mude seu modo de pensar para que seu modo de vida mude e você venha a conhecer a vontade de Deus, ou seja, o que é bom, o que é agradável você, o que é perfeito" (Romanos 12, 2)

E o que é isso perfeito? O amor de Deus!

Tarefa: Mudar! Mudar nossa maneira de pensar e agir. Peça ao Senhor que mostre como viver segundo o Espírito Santo e não motivado pelos critérios do mundo.

O mundo não queria Deus, não entendeu sua mensagem:

"Se o mundo te odeia, você sabe que me odiou antes de odiar você" (João 15, 18). Se o mundo nos ama: vamos nos preocupar, devemos estar fazendo algo errado.

O mundo não tem a última palavra:

"Estas coisas vos tenho falado para que em Mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas confiai, eu venci o mundo." (João 16, 33).

Bençãos...

Por um Religioso Secular

0 comments