VIVA COM CONFIANÇA


“Tenho dúvidas sobre como transportar o fôlego. Na meditação sentada, inspiro e, quando expiro, repito JESUS CRISTO. Acho que você me disse no início do nosso relacionamento que eu deveria olhar para a sensação do ar saindo ao expirar que senti no lábio superior. É assim? Devo focar nesse ponto, na palavra ou em ambos?"

Caro amigo, o assunto é o que facilita a permanência na oração. Devo ter dito que se você fosse se apoiar na respiração para focar a mente na oração de Jesus, seria conveniente que você percebesse a sensação da passagem do ar naquela região próxima ao lábio superior. É apenas um recurso que pode ser usado.

Eu diria que você deve se concentrar em repetir o Nome com todo o seu ser. Aos poucos, pode-se dizer ou chamá-lo com a mente, as emoções e com o próprio corpo unificando o nome com a respiração ou com o coração.

Mas tome cuidado para não se deixar levar pela técnica, procure o que da maneira mais simples o ajuda a se unir ao Nome. Experimente livremente, no início está bom. Agora, os testes não demoram muito, mas vários dias em horários diferentes. Desta forma, você pode experimentar o que mais o ajuda a permanecer em Cristo.

“Quando estou no dia a dia, a respiração deve ser ritmada de alguma forma, à medida que repetimos o Santo Nome ou fico calmo apenas observando a respiração ou apenas me concentro na repetição? O conselho de que quando estamos dispersos em algo é útil, repetimos o Nome novamente e voltamos nossa atenção para o que está sendo feito".

Quando você está em movimento, em diferentes atividades, sua atenção para o Nome de Jesus irá flutuar mais e pode acontecer que você se esqueça por mais tempo, se tiver que atender a múltiplos estímulos ou colocar sua atenção em algo muito preciso. Não tem problema, é como você diz; ao percebê-lo, deve-se voltar à repetição do Nome com a mente, suavemente, como se aprofundando o espaço interior.

O Nome de Jesus pode ajudá-lo a “distanciar-se” do que está acontecendo, pode ser o segredo em que você se refugia no adverso, ou o remanso em que você se banha quando chega o vendaval. Se você se mover alguns metros, de uma tarefa para outra, você usa esses passos para se afirmar no Nome. Se você se sentir tenso, respire mais profundamente e se apoie nisso para redirecionar sua atitude para Cristo.

A confiança em Deus é um estado muito importante. Viva com confiança. Na azáfama diária, encontrar a atitude de confiança no Senhor torna-se um ambiente propício para o surgimento da oração. Você já está orando se permanecer confiante. A partir daí, como se uma melodia fosse cantarolada, pouco a pouco volta ao Nome.

A oração de Jesus tem uma particularidade. Embora possa ser dito como um pedido, ou possa ser repetido como um apelo, é antes de tudo um – resistir no Nome  um depósito de todos os cuidados ali. Descansar no Nome de JESUS CRISTO é habitar em n'Ele. É o ponto central para olhar e organizar a vida.

Amanhã tento responder a outras perguntas que você me faz. Saúdo-vos com afeto fraterno na efusão do Nome de Jesus Cristo.

Por um Religioso Secular

0 comments