Em 2 de novembro de 1535, Santa Teresa entrou no mosteiro carmelita da Encarnação, em Ávila


Ao rei Dom Philip II, Madri
Sevilha, 19 de julho de 1575

JESUS.

A graça do Espírito Santo esteja sempre com sua majestade. Enquanto muito aflito e orando a nosso Senhor sobre os assuntos desta santa Ordem de Nossa Senhora e considerando a grande necessidade de que essas iniciativas que Deus tomou em seu respeito não desmoronem, ocorreu-me que a melhor salvaguarda para nós seria aquela que você percebe o que implica uma base sólida para este edifício; até os frades calcedários se beneficiariam do aumento dos números.

Eu moro entre eles há 40 anos

e, considerando tudo, sei claramente que, se não for feita uma província separada para os frades descalços – e logo – haverá grandes danos, e acho que será impossível para eles avançarem. Como isso está em suas mãos e vejo que a Virgem Maria, nossa Senhora, escolheu você para apoiar e proteger sua ordem, ousei escrever e implorar que, pelo amor de nosso Senhor e sua gloriosa Mãe, você ordene que esta província separada seja formada…

Servo e sujeito indigno de sua majestade,
Teresa de Jesus, Carmelita


Vita B. Virginis Teresiae 
Plate 4: Teresa Enters the Convent 
Adriaen Collaert (Netherlandish, 1560-1618) Engraving, 1613 
Metropolitan Museum of Art, New York

Em 2 de novembro de 1535, Santa Teresa entrou no Mosteiro Carmelita da Encarnação, em Ávila, quando tinha 21 anos. O Senhor a preparara para aquele momento, por um caminho longo e tortuoso; mesmo depois que ela disse "sim" a Ele, não havia um caminho direto para seu objetivo:

Minha predileção por bons livros era minha salvação. Ler as Cartas de São Jerônimo me encorajou tanto que decidi contar a meu pai sobre minha decisão de adotar o hábito, pois era tão persistente em pontos de honra que não acho que teria voltado atrás por algo assim que dissesse ele. O amor dele era tão grande por mim que de nenhuma maneira consegui obter sua permissão ou conseguir algo através de pessoas que pedi para interceder por mim. O máximo que conseguimos dele foi que, após sua morte, eu poderia fazer o que quisesse. Eu tinha medo de mim e de minha fragilidade e de recuar; e como não podia esperar tanto, tentei fazê-lo de outra maneira ... (Livro da Vida dela, 3)

Seu “outro caminho” era tão secreto que alguém pensaria que São João da Cruz tinha em mente a história dela quando escreveu a primeira estrofe de seu poema, 'The Dark Night':

Uma noite escura, disparada com os desejos urgentes do amor  ah, a pura graça! – Eu saí sem ser visto, minha casa agora toda parada.

De fato, Teresa saiu sem ser vista de sua casa, ou melhor, da casa de seu pai:

Lembro-me, clara e sinceramente, que, quando saí da casa de meu pai, senti essa separação tão intensamente que penso que o sentimento não será maior quando morrer. Pois parecia que todos os ossos do meu corpo estavam sendo despedaçados. Como não havia amor de Deus para afastar meu amor por meu pai e parentes, tudo me restringia tanto que, se o Senhor não tivesse me ajudado, minhas reflexões não seriam suficientes para que eu continuasse. Nessa situação, ele me deu tanta coragem contra mim que eu realizei a tarefa. (Livro de Sua Vida, 4)

Estudioso Teresiana Fr. Kieran Kavanaugh, OCD observa que seu pai, de fato, chegou a "aceitar tudo com resignação, deu-lhe um dote que era mais do que substancial e adquiriu para a filha um quarto particular próprio no mosteiro". (Livro de sua vida, introdução)

Exatamente um ano depois, em 2 de novembro de 1536, Santa Teresa recebeu o hábito de Nossa Senhora do Monte Carmelo. O padre Kavanaugh observa que a prioresa era Dona Mencía Cimbrón, "parente distante de Teresa".

As lições que Santa Teresa aprendeu em 2 de novembro podem nos servir bem:

Assim que adquiri o hábito, o Senhor me deu uma compreensão de como Ele favorece aqueles que usam a força consigo mesmos para servi-Lo (...) Quando me lembro disso, não havia tarefa que pudesse ser apresentada a mim, por mais difícil que fosse. , que eu hesitaria em empreender. Pois eu já experimentei de muitas maneiras que, se eu me esforçar desde o início com determinação para fazê-lo, mesmo nesta vida Sua Majestade paga a alma de tal maneira que somente quem tem essa alegria a entende. (Livro de Sua Vida, 4)

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós.

Signature of St. Teresa conserved in the general archives of the City of Burgos 

0 comments