BUSCA POR CRISTO NA SAGRADA ESCRITURA



Do livro: "Eu quero ver Deus" do Beato Maria Eugênio do Menino Jesus, Sacerdote, Carmelita Descalço: “A preocupação de encontrar Cristo Jesus nos leva antes de tudo à Sagrada Escritura e a coloca em primeiro lugar entre os livros a serem lidos e meditados. Seu mérito incomparável é ter Deus como autor principal. O Espírito Santo usou a atividade humana e livre de um autor inspirado para nos dizer o que quer e como quer. A veracidade de Deus, que não pode enganar a si mesmo nem a nós, garante tanto a verdade proposta como a sua expressão. A palavra inspirada, portanto, nos oferece a própria verdade divina em sua tradução mais segura e perfeita para a linguagem humana.

Para o contemplativo que procura unir-se a Deus na luz, a Sagrada Escritura tem um valor inestimável porque, oferecendo-lhe a própria palavra de Deus sob o véu das palavras, o faz comunicar-se com a Palavra e o coloca sob a ação transformadora de sua luz. A esses personagens transcendentes que fazem da Bíblia um livro divino, acrescentam-se outros de ordem inferior, mas que os completam felizmente [...].

Mas nela buscamos sobretudo a Cristo Jesus, desde o momento em que é anunciada a sua mediação redentora após a queda dos nossos primeiros pais até ao momento em que cumpre a sua missão de Verbo revelador da verdade divina [...]. Não há obra como a Sagrada Escritura que nos possa iluminar sobre Deus e Cristo, dar à nossa meditação um alimento mais substancial, favorecer o contato vivo com Jesus e criar intimidade com Ele. Oferece alimentação adequada para o iniciante; o perfeito não quer outro livro porque é o único cujas palavras carregam para sua alma uma luz sempre nova e uma doçura sempre fortificante.

Assim, não há contemplativo a quem a Sagrada Escritura não se torne muito querida. Santa Teresa acha que nada induz ao recolhimento como os versos da Sagrada Escritura. Santa Teresa do Menino Jesus leva sempre consigo o santo Evangelho; busca nela o caráter do bom Deus, descobre em Isaías, o grande vidente, os traços do rosto triste de seu amado Cristo. Da mesma forma, é na companhia de São Paulo que a Irmã Elisabeth da Trindade vive na sua silenciosa e obscura contemplação”.

Ó Deus, rico em misericórdia, destes ao Beato Frei Maria Eugênio do Menino Jesus graça e luz para guiar o teu povo pelos caminhos da oração contemplativa e do testemunho missionário, rumo à plenitude de Cristo; concede-nos, por sua intercessão, crescer na docilidade ao Espírito Santo e trabalhar, na fé, pelo advento do teu reino. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho que é Deus, e vive e reina convosco, na unidade do Espírito Santo, para todo o sempre. Amém.

Beato Maria Eugênio, rogai por nós!

0 comments