A SETA DE OURO



Irmã Maria di San Pietro, “Quero contemplar o teu rosto. A devoção que tem por fim o céu” (do capítulo VII, Faith & Culture, 2021):

“Quase quatro anos se passaram desde que a pequena trabalhadora de Rennes, levada a Tours pelo pai, deixou o mundo e cruzou o limiar do Carmelo. Vestida com o hábito sagrado e professada depois de dois anos, entregou-se generosa e sem reservas à ação interior da graça, pronta a secundar seus projetos que até então lhe haviam permanecido absolutamente ocultos. Esta graça divina, sem dúvida, não sofre demora ou hesitação nas almas que ela favorece; mas, como a Sabedoria suprema da qual emana, perseguindo vigorosamente seu fim de um extremo ao outro, dispõe de seus meios com maturidade e docilidade, fazendo tudo, como diz a Escritura, com ordem, peso e medida, conforme a natureza de necessidades e tempos. Assim quis agir com a Irmã Maria di San Pietro. Testando-a por sua vez através de horas de consolo e angústia, através de uma mistura de luz e escuridão, Ele indiretamente a preparou para Seus fins.

Chegou o momento em que lhe mostraram o alvo; as comunicações determinariam com precisão e detalhes o plano de Deus para essa alma escolhida. Continuando as suas misteriosas conversas com ela, o Esposo Celestial teria primeiro revelado a ela o que na terra causa mais dor ao Seu Coração e é mais ofensivo aos Seus olhos, provocando por sua vez a sua justa raiva então, depois de ter declarado a ela a necessidade urgente de uma reparação adequada para todos esses crimes, ele teria sugerido atos e fórmulas de oração capazes de consolar Seu Coração e apaziguar Sua cólera [...]. Era 26 de agosto de 1843, dia seguinte à celebração da festa de São Luís, particularmente honrado como protetor da França, defensor da Igreja Romana e vingador da Divina Majestade ultrajada pela blasfêmia... céu de fogo caiu com grande violência na cidade de Tours. «Nunca», disse a virgem carmelita, «senti a justiça divina tão irada como naqueles dias; por isso, prostrado, ofereci Nosso Senhor Jesus Cristo ao Pai sem cessar pela expiação dos meus pecados e pelas necessidades da Santa Igreja» [...]. Por volta das 5 horas, ela começou sua oração da noite com esta impressão (que a tempestade era uma manifestação da ira divina). Colocando-se em espírito aos pés da Cruz, segundo o costume que já conhecemos, antes de tudo perguntou a Nosso Senhor com familiaridade o "motivo da sua cólera".

O Divino Mestre, que a punha à prova, mudando de atitude para com ela, disse-lhe: «Ouvi os teus suspiros, vi o teu desejo de Me glorificar; isso que eu desejo vem de você, fui eu quem o despertou». A freira continua: «Então Ele abriu Seu Coração para mim, Ele reuniu os poderes da minha alma e Ele me disse estas palavras: "Meu Nome é blasfemado em todos os lugares, até as crianças blasfemam". E ele me fez entender como este terrível pecado fere Seu Divino Coração mais do que qualquer outro. Com a blasfêmia, o pecador O amaldiçoa na face, O ataca abertamente, destrói a redenção e pronuncia sua própria condenação e julgamento. A blasfêmia é uma flecha envenenada que fere continuamente o Seu Coração: Ele me disse que queria me dar uma flecha de ouro para feri-lo gentilmente e curar as feridas da malícia que os pecadores lhe infligem: «Esta é a fórmula de louvor que Nosso Senhor, apesar indignidade sempre grande, ele me ditou para a reparação das blasfêmias contra Seu Santo Nome: Ele me deu como uma flecha de ouro, assegurando-me que cada vez que eu o disser, ferirei Seu Coração com uma ferida de amor:

“Sempre louvado, bendito, amado, adorado, glorificado, o Santíssimo, o Sagrado, o mais adorável, o incompreensível e inexprimível Nome de Deus, no Céu, na terra e no inferno, por todas as criaturas que saíram das mãos de Deus e do Sagrado Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar. Que assim seja".

A freira interrompe a comovente história para explicar uma expressão contida nesse ato de louvor. De fato, ela relata: «Como fiquei maravilhado com o fato de Nosso Senhor ter dito "no inferno", Ele me fez entender que ali Sua justiça foi glorificada. Peço também que observe que ele não me disse "o inferno", mas "no inferno": isto é, no purgatório, onde é amado e glorificado pelas almas sofredoras. A palavra inferno não se aplica apenas ao lugar onde se encontram os ímpios; a fé não nos ensina que o Salvador, depois de Sua morte, desceu ao inferno ou limbo, onde as almas dos justos estavam até Sua vinda, e a Santa Igreja ora a Seu Divino Esposo para arrebatar as almas de Seus filhos dos portões de o submundo? “A porta inferi erue, Domine, animas eorum? (Do portão do inferno, Senhor livre, suas almas E. Ofício dos mortos). A estas explicações podemos acrescentar que São Paulo usou a mesma expressão com um significado semelhante numa das suas Epístolas, onde diz que "no Nome de Jesus se dobrará todo o joelho entre os habitantes do Céu, da terra e do inferno (cf. Fl 2,10)»”.

(Pela riqueza e plenitude da experiência espiritual da Serva de Deus Irmã Maria di San Pietro e da Sagrada Família, Carmelita Descalça, "Amada" da Sagrada Face, recomendo vivamente a leitura do livro).

Por Raffaele G. M. Rega

0 comments