Sofrimento

Nós sofremos...
Mas nós não estamos sozinhos!
Muitas vezes as pessoas boas não são prósperas, as pessoas boas adoecem, sofrem, passam por sérias dificuldades e também morrem.
A visão de algumas pessoas que acreditam que por serem cristãs estão protegidas de todas as evidências está errada. O certo é que os justos herdarão a vida eterna e não há dom maior do que este.
Aqueles e nós, que seguimos o Senhor são testados, refinados, diz a Palavra de Deus, como ouro em uma fornalha ardente. Somos podados como uma árvore, para que dê mais fruto.
Em meio a essas tribulações é normal nos sentirmos sozinhos e abandonados, como se Deus estivesse nos castigando ou pior ainda, como se nos tivesse abandonado, mas, aí, é preciso colocar a fé em ação.
"Ainda que eu ande por ravinas escuras, nada temerei, porque tu vais comigo: a tua vara e o teu cajado me acalmam" (Salmo 22 - O Bom Pastor)
São Paulo também nos diz que Deus permite tudo para o bem daqueles que o amam. E esse "tudo", às vezes, é difícil de entender, à luz da razão, mas Deus não está jogando dados com nossas vidas, portanto não está esperando o momento de nos enviar testes.
Nós reclamamos facilmente: por que se você me ama e me deixa sofrer? Meu Deus, por que, se você está comigo, você permite essa prova dolorosa? Se fulano de tal era tão bom, por que você o levou embora?
Quem se deixa guiar pelo Espírito Santo não se revelará diante da cruz, receberá a graça de compreender os desígnios do Senhor e colherá frutos abundantes das tribulações e dificuldades. Pelo contrário, aqueles que só agem segundo a carne, deixar-se-ão levar contra o Senhor e revelar-se-ão sem aceitar aquele “seja feita a tua vontade” que tanto repetimos.
Embora passemos por doenças, contratempos financeiros, provações e dificuldades, sintamo-nos sempre amados por Deus e confiantes em Seu Amor. Ele não nos abandona, não nos deixa sozinhos, sempre nos ajuda.
O mistério do sofrimento é muito profundo, culpamos a Deus quando vemos os outros passarem fome, dói ver uma criança sofrendo, mas é nossa natureza caída e imperfeita que nos afunda, o pecado do homem dá frutos de dor e infortúnio, mas o Espírito de Deus, ao contrário, nos eleva.
Recordemos que o céu é a nossa maior consolação, que estamos, como dizia Santa Teresa de Ávila, numa má noite, numa má estalagem, comparando esta terra com os bens eternos que nos esperam se aceitarmos a misericórdia de Deus.
É verdade, estamos passando por um vale de lágrimas, frase inspirada na oração da “Salve Rainha”, mas como lembramos com frequência, nem todas essas lágrimas são de tristeza. As alegrias eternas virão, a alegria que nunca acaba, o céu prometido.
“E se – diz o Senhor – eu for preparar um lugar para vós, voltarei para levá-los comigo. Assim vós estarei onde eu estiver” (João 14, 3)
Se você está sofrendo hoje, lembre-se que tudo vai passar, Deus vai tirar de você um diamante precioso, mesmo que por enquanto você só sinta os golpes do cinzel.
Deus recolherá todas as suas lágrimas, e te confortará. Você sofre, mas você não faz isso sozinho, você também não está sozinho. Há Jesus, a Virgem Maria e, claro, São José.
“Ó Senhor, tem piedade de nós; em vós temos esperado. Seja a nossa força todas as manhãs, também a nossa salvação na hora da angústia” (Isaías 33, 2).
"Não deixe que nada o aflija, meu filhinho, não sou sua mãe? Você não está sob meu manto?
Palavras da Virgem de Guadalupe a São Juan Diego e a nós.
Alegremos!
Bençãos...
Por um Religioso Secular