FLOS CARMELI: o Hino e a Oração à Virgem Maria, nascido do coração de São Simão Stock



Nesta data, 16 de maio. Celebramos em nossa Ordem do Carmo a memória de São Simão Stock. É interessante nós meditarmos esta data, porque atráves de São Simão Stock que se dá toda Tradição do Escapulário Marrom do Carmo. Abaixo, temos um texto que nos remete ao Hino Flos Carmeli (Flor do Carmelo) nascido do coração de São Simão Stock, com seu significado na composição de sua letra. Confira.

Sendo o Flos Carmeli o Hino e Oração a Nossa Senhora do Carmo, e visto que os carmelitas devem rezá-lo, vamos ver como surgiu essa oração:

"A tradição da Ordem põe nos lábios de São Simão Stock uma linda oração à Virgem Maria. O texto mais antigo conhecido encontra-se no Officium Rhythmicum, manuscrito guardado na biblioteca universitária de Cambridge e que foi escrito depois do ano de 1507." (Como Pedras Vivas... no Carmelo, p.87)

- É uma oração rítmica, que em primeiro lugar oferece duas breves estrofes e versos alternativamente consoantes, transmitindo a ideia perfeitíssima que está na base daquele profundo e dedicado amor ou devoção.

- Na primeira estrofe Maria é apresentada como é em si mesma, nestes quatro títulos distintos e conexos: “FLOR DO CARMELO, VIDEIRA FLORIDA, ESPLENDOR DO CÉU, VIRGEM MÃE SINGULAR”. Deste, o ultimo, “Virgem Mãe” – que recorda o conceito central mariano, a virgindade fecunda, sobrenatural ou divina, em virtude da qual Maria foi constituída Virgem Mãe de Deus, uma ordem à parte, de singularidade trancendental, singular, como vem dito especificamente, e a luz dessa doutrina devem ser explicados os demais títulos.

- FLOR DO CARMELO - Maria possui toda aquela beleza fragrante e espiritual representada simbolicamente no Carmelo. Com efeito, Isaías referindo-se a virgem filha de Israel, a esposa de José nos tempos messiânicos, tinha dito: “florescerá... lhe será dada a formosura do Carmelo” (Is 35,2).

- VIDEIRA FLORIDA - faz menção da graça de fecundidade divina, e que segundo o pensamento dos santos Padres tem relação com (Is 11,1) “Sairá um rebento do tronco de Jessé, e de suas raízes brotará um renovo”.

- ESPLENDOR DO CÉU - faz referência ao texto do Apocalipse “Um grande sinal foi visto no céu: uma mulher revestida de sol, com a lua sob seus pés e sobre sua cabeça uma coroa com doze estrelas, a qual tinha um filho no seu seio” (Ap 12,1-2).

- MÃE AFÁVEL, MAS SEMPRE VIRGEM - esta invocação em si mesmo não é mais que uma repetição dos versos “Virgem Mãe, singular”, porém, em uma ordem superior transcendente, constituindo esta admirável união toda a singularidade de Maria.

- AOS CARMELITAS SEDE PROPÍCIA - é a parte da oração feita como súplica ou pedido, enquanto expõe aquilo que a Virgem é para nós carmelitas.

- ESTELA DO MAR - Invocação popular a Virgem Maria na Idade Média, que está ligada à explicação de São Jerônimo a etimologia do nome Maria que segundo ele quer dizer estrela.

"Como carmelitas, manifestamos a nossa devoção à Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, celebrando com solenidade extraordinária, todos os anos, a Festa do Carmo. Soleniza-se também todas as outras festas marianas do calendário litúrgico e, quando o permitam as leis litúrgicas, são recomendáveis a missa votiva da Bem-Aventurada virem Maria do Carmo e o Ofício de Santa Maria ao Sábado. Além disso, recomenda-se que, todos os dias, nós carmelitas, em todos os conventos, cantemos em conjunto o "Flos Carmeli", a "Salve Regina", ou qualquer outra antífona mariana, segundo os tempos litúrgicos." (Contituições da Ordem do Carmo, 87)