Carmelita Mártir: Frei Tito um homem de elegância espiritual

Muitos dos companheiros de prisão do Beato Tito, em sua declaração para o processo de beatificação, concordam que ele era um homem cheio de prudência, elegância e educação no tratamento, capaz de combinar simplicidade e espontaneidade com o mais alto nível de "finesse". Esses traços de seu caráter também invadem sua espiritualidade. Nós já vimos que o nosso personagem era pouco amigo do fanatismo e de excessos. Várias vezes ele foi chamado para dar sua opinião em vários casos de "estigmatizados", "visionários", etc. Nesses casos, sua posição sempre foi muito prudente, com um ceticismo que não se tornou prejudicial ou desrespeitoso, mas consciente do "secundário" que tudo isso resulta na experiência de uma fé madura e adulta. Especificamente, ele viajou para a Baviera em 1930 para conhecer o caso a cerca de Teresa Neumann, a estigmata de Konnersreuth, e também conheceu o caso de Elisabeth Kolb. Ambos os casos levaram-no a escrever algumas considerações sobre o assunto.
Além disso, aparentemente em uma ocasião, dada a reputação de santidade que Padre Tito estava adquirindo em Nijmegen, houve um boato de que ele tinha certas aparições de Santa Teresa ou Santa Teresinha (nisso há certa confusão nos vários biógrafos) mas quando a notícia chegou ao próprio Tito, ele respondeu (desta vez sim, sem recato) com uma risada alta ...
Essa "elegância" ou "discrição" espiritual teve uma consequência relativamente negativa para nós. O padre Tito é um homem de poucas palavras quando se trata de narrar suas próprias experiências espirituais. Há uma certa modéstia - apesar de ser um homem profundamente extrovertido - que mostra como no caso do nosso homem a extroversão não está ligada à superficialidade, ele também viveu sua oração como algo intimamente ligado à vida cotidiana A oração não é um oásis no deserto da vida, é toda a vida. Certa vez ele disse: alguns de seus colegas professores, ou mesmo discípulos que mais tarde seriam professores ilustres, insistiram neste aspecto: ele era um homem que viveu essa profunda união com Deus na vida cotidiana, no trabalho diário. Basta mostrar o "conselho espiritual" que dirige a sua irmã Clarissa: "Faça seus pequenos deveres perfeitamente, mesmo os mais insignificantes, é algo simples. Siga o Senhor como uma criança segue o seu pai..."
Oração pela Canonização
Deus da paz e da justiça,
Vós que abre nossos corações para o amor
e para a alegria do Evangelho
mesmo em meio às inúmeras formas de violência
que pisoteiam a dignidade de nossos irmãos e irmãs,
ajuda-nos com a tua graça,
para que, como São Tito Brandsma,
podemos com compaixão, ver além dos horrores da injustiça,
e contemple sua glória que brilha através dos mártires
de todos os tempos e, assim, ser vossas autênticas testemunhas no mundo de hoje.
Amém.
Continua no próximo artigo, nos acompanhe nessa jornada preparando-nos para a Canonização do Beato Tito Brandsma
Texto: Frei Fernando Millán Romeral, OCarm. Tradução: Ir. José Michael Alves, OTCarm
Tags:
São Tito Brandsma