Carmelita Mártir: Frei Tito um homem alegre III

"Além disso, em uma das cartas que são preservadas da cela 577 da prisão de Scheveningen, ele tranquiliza seus parentes com estas palavras:
"Psiquicamente não sofro, nem preciso chorar ou suspirar. Além do mais, eu até canto suavemente - à minha maneira, é claro ..."
Em outro lugar, destacamos algumas curiosas conexões entre a espiritualidade do Padre Tito e a de Teresa de Lisieux. Embora sejam dois santos muito diversos, separados pelo tempo e pelo espaço, acreditamos detectar em sua experiência espiritual uma série de aspectos comuns que talvez tenham a ver com a simplicidade do essencial. Entre esses aspectos destacamos: o interesse comum nas missões (o clima missionário de ambos), a atenção aos pequenos (eram duas pessoas muito detalhadas), a forte experiência do familiar, a espiritualidade do cotidiano, etc. Bem, entre essas características comuns, também destacamos como ambos compartilhavam um senso de humor fino e acentuado que pode ser visto em suas obras e cartas pessoais. "Assim, onde eu estiver, tem que haver uma festa ..." do carmelita holandês, poderíamos colocar a frase de Teresa: "O amor não é para escondê-lo, mas para iluminar e iluminar." E ao lado das reflexões do Padre Tito na prisão, tentando descobrir o lado cômico de sua prisão, já velho e doente, poderíamos situar a reflexão de Teresa, tentando elevar-se com humor por cima do sofrimento:
"Eu sempre vejo o lado bom das coisas. Há aqueles que levam tudo do modo que os faz sofrer mais. O oposto acontece comigo. Quando o sofrimento puro vem a mim, quando o céu se torna tão negro que não vejo clareza, bem, eu faço disso a minha alegria!"
O leitor experiente saberá como intuir a grandeza da mente e a profunda espiritualidade que se esconde por trás desse "senso de humor", que provavelmente não é nada além do fruto de uma verdadeira desmistificação de tantos ídolos que nos escravizam e entristecem."
Oração pela Canonização
Deus da paz e da justiça,
Vós que abre nossos corações para o amor
e para a alegria do Evangelho
mesmo em meio às inúmeras formas de violência
que pisoteiam a dignidade de nossos irmãos e irmãs,
ajuda-nos com a tua graça,
para que, como São Tito Brandsma,
podemos com compaixão, ver além dos horrores da injustiça,
e contemple sua glória que brilha através dos mártires
de todos os tempos e, assim, ser vossas autênticas testemunhas no mundo de hoje.
Amém.
Continua no próximo artigo, nos acompanhe nessa jornada preparando-nos para a Canonização do Beato Tito Brandsma
Texto: Frei Fernando Millán Romeral, OCarm. Tradução: Ir. José Michael Alves, OTCarm
Tags:
São Tito Brandsma
