HUMILDADE: ARMA EFETIVA CONTRA O DIABO




Do “Quero ver Deus” do Beato María-Eugênio do Menino Jesus (Grialou), Sacerdote, Carmelita Descalço (I,VII,b):

"Para escapar das ciladas do demônio, Santa Teresa (de Ávila) recomenda, sobretudo a virtude da humildade. Esta virtude parece gozar de uma espécie de imunidade: de fato, distingue-se por perceber a ação do maligno, e quase não sofre dano quando a tem de sofrer: «Se a alma for humilde... capaz de pouco ou nenhum dano" (VI Mansioni, c. III, 16), diz Santa Teresa falando das palavras ditas pelo demônio. "Deus nunca permitirá que o demônio engane uma alma que não confia em nada, diz em outro lugar" (Vita, c. XXV, 12). 

O diabo, de fato, está fixado em uma atitude de orgulho por causa de sua revolta contra Deus, não sabe ser humilde e não entende a humildade. Todas as suas falsificações, mesmo as falsificações da humildade, trazem sempre a marca visível do orgulho. Os humildes, habituados ao perfume de Cristo, reconhecem-nos imediatamente graças a este sinal. Por outro lado, os humildes vivem em regiões que o diabo não conhece. Ele ignora as reações de humildade. Está sempre desconcertado e vencido pela humildade.

Na véspera da profissão, Santa Teresa do Menino Jesus sofreu fortes ataques do demônio, que assim descreveu: «O demônio deu-me a certeza de que [a vida do Carmelo] não era para mim, que eu enganaria os superiores seguindo um caminho para o qual não fui chamado [...] porém eu queria fazer a vontade do bom Deus e voltar para o mundo em vez de ficar no Carmelo fazendo a minha: então deixei o professor, saí, e cheio de perplexidade, contei-lhe o estado da minha alma... Felizmente, ele viu com mais clareza do que eu, e me assegurou plenamente: afinal, o ato de humildade que eu tinha feito tinha colocado o demônio em fuga» (Autob. Manuscrito A., 76). 

De fato, não há adversários mais formidáveis ​​para o diabo do que as almas fracas e humildes, pois "Deus escolheu o que é fraco no mundo para confundir os fortes, Deus escolheu o que não é nada para reduzir a nada as coisas que são". (1Cor 1, 27-28).

Assim, apesar do poder de que dispõem os demônios, Santa Teresa não os teme: «Não compreendo – escreve –, os medos de quem grita: diabo! diabo! enquanto poderíamos dizer: Deus! Deus! e faz tremer todos os espíritos malignos. Sim, porque já sabemos que eles não podem se mover a menos que o Senhor o permita. Então, por que abrigar esses medos? E, sem dúvida, agora tenho mais medo daqueles que têm tanto medo do demônio do que do próprio demônio, porque ele nada pode fazer contra mim, enquanto eles, principalmente se forem confessores, podem me causar grande perturbação" (Vita, c. XXV ,22). Banir os medos não é suficiente. Precisamos reconhecer o papel providencial do diabo em nosso julgamento aqui embaixo.

Claro, ele pode nos levar ao mal, mas, como observa São João da Cruz, "é bom lembrar que quando o anjo bom dá ao demônio a vantagem de alcançar a alma... ele o faz para purificá-la. Na realidade, ele pretende dispô-la através desta preparação espiritual, para alguma grande festa ou graça interior que lhe queira conceder. Assim age Aquele que mortifica para dar a vida e humilha apenas para exaltar” (2 Noites, c. XXIII, 10). Deus, portanto, permite que o diabo nos tente e nos ponha à prova para tornar maiores os nossos méritos, as nossas virtudes mais puras e elevadas, o nosso caminho para ele é mais rápido”.

***

Ó Deus, nosso Pai, com a celebração desta Quaresma, sinal sacramental da nossa conversão, concedei-nos aos vossos fiéis crescer no conhecimento do mistério de Cristo e testemunhá-lo com uma digna conduta de vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém.

0 comments