A CONTINUADORA DA DEVOÇÃO DA SAGRADA FACE



Beata MARIA PIERINA DE MICHELI, Filha da Imaculada Conceição de Buenos Aires, "Apóstola da Sagrada Face".

Giuseppina De Micheli nasceu em Milão em 11 de setembro de 1890 em uma família profundamente religiosa. Órfã de pai aos dois anos, ela tinha apenas doze anos quando foi protagonista de um acontecimento quase premonitório. Encontrando-se na sua paróquia de S. Pietro in Sala, na Sexta-Feira Santa, ouviu uma voz: “Ninguém me dá um beijo de amor na cara, para reparar o beijo de Judas?” Quase não entendeu, mas, quando chegou a sua vez, beijou o rosto do Crucificado com todo o entusiasmo possível. Foi durante a cerimônia de posse, em 1º de outubro de 1909, que Giuseppina ouviu seu chamado. Em 15 de outubro de 1913 ingressou nas Filhas da Imaculada Conceição (chamadas de Buenos Aires), na casa de Milão. Em 16 de maio de 1914 vestiu o hábito tomando o nome de Irmã Maria Pierina, no ano seguinte emitiu a profissão religiosa. Em 1916, na Argentina, faleceu o fundador. Três anos depois, Irmã Pierina e outras companheiras partiram para o país sul-americano. A jovem freira adorava contemplar a Paixão de Cristo e, em particular, a Sagrada Face tornou-se a principal fonte de suas reflexões. Na Casa Mãe de Buenos Aires, em 1921, emitiu os votos perpétuos. Em 5 de novembro daquele ano, ela voltou para a Itália. Em 12 de abril de 1928 foi eleita superiora da casa de Milão, em 1930 tornou-se delegada da Madre Geral para os assuntos do exterior.

Na oração noturna da 1ª sexta-feira da Quaresma de 1936, Jesus a fez participar das dores espirituais sofridas no Getsêmani. Enquanto suava sangue em seu rosto, ele lhe disse: “Quero que meu rosto, que reflete as dores íntimas de minha alma, a dor e o amor de meu coração, seja mais honrado. Quem me contempla me consola”. Na terça-feira santa seguinte, Jesus voltou para lhe dizer: "Cada vez que minha face for contemplada, meu amor se derramará nos corações, e através de minha santa face se obterá a salvação de muitas almas". Na primeira terça-feira de 1937, ele relatou a ela: “Pode ser que algumas almas temam que a devoção e o culto à minha Santa Face diminuam a do meu Coração. Diga-lhes, pelo contrário, será completado e aumentado. Contemplando meu Rosto, as almas compartilharão minhas dores e sentirão a necessidade de amar e reparar. Não é esta talvez a verdadeira devoção ao meu Coração?”

No dia 31 de maio de 1938, à noite, enquanto ela estava na capela, a Virgem Maria apareceu a ela. Irmã Pierina estava imersa em profunda adoração diante do sacrário. A Madona tinha nas mãos um escapulário composto por dois panos brancos: de um lado estava impressa a imagem do Rosto de Jesus, circundada pela inscrição: "Illumina, Domine, vultum tuum super nos" (Ilumina-nos com o Teu Rosto Ó Senhor). Na outra estava representada uma hóstia brilhante com a inscrição: "Mane nobiscum Domine" (Permanece conosco, Senhor). A Virgem disse-lhe: "Ouça bem e diga ao Padre Confessor: este escapulário é uma arma de defesa, um escudo de fortaleza, um penhor de misericórdia que Jesus quer dar ao mundo nestes tempos de sensualidade e ódio contra Deus e a Igreja. Os verdadeiros apóstolos são poucos. É necessário um remédio divino e esse remédio é a Santa Face de Jesus. Sacramento para reparar os ultrajes que a Santa Face do meu Filho Jesus recebeu durante a Sua Paixão, e que Ele recebe todos os dias no Sacramento Eucarístico, eles serão fortalecidos em sua fé, prontos para defendê-la e superar todas as dificuldades internas e externas. Além disso, morrerão pacificamente, sob o olhar amável de meu Divino Filho”.

Alguns dias depois, Nossa Senhora revelou à Madre Pierina a tarefa de cunhar uma medalha. Nesse período, o fotógrafo Giovanni Bruner, de Trento, fotografou o Santo Sudário e doou a imagem ao Beato Cardeal Ildefonso Schuster, que por sua vez a doou à Madre Pierina. Da imagem do Sudário, o Beato mandou retratar a Sagrada Face. No mesmo ano, Jesus apareceu pingando sangue e com muita tristeza disse a ela: “Você vê como eu sofro? No entanto, sou compreendido por muito poucos. Quantas ingratidões por parte daqueles que dizem que me amam? Dei o meu Coração como objeto muito sensível do meu grande amor pelos homens, e dou o meu Rosto como objeto sensível da minha dor pelos pecados dos homens: quero que seja honrado com uma festa particular na Quinta-feira da Quinquagésima, uma festa precedida de uma Novena em que todos os fiéis reparam comigo, unindo-se na participação da minha dor”.

As irmãs testemunharam apenas alguns fatos, Pierina havia pedido a Jesus que cumprisse sua missão na clandestinidade, enquanto crescia nela o desejo de se sacrificar pela salvação das almas. Em setembro de 1939, a Beata Pierina foi eleita superiora da nova casa de Roma (no Monte Aventino), Istituto Spirito Santo. Em 1940 conheceu o Abade Ildebrando Gregori (1894-1985) que se tornou seu diretor espiritual até sua morte. Embora sem meios pôs a mão na obra da Medalha: obteve do fotógrafo Bruner o uso da imagem que reproduziu do Santo Sudário e teve a permissão e bênção do Cardeal Schuster, monge beneditino. Madre Pierina, certa manhã, "por acaso" encontrou um envelope com o dinheiro necessário. Em obediência ao confessor, mandou cunhar uma medalha e não o escapulário. Ela ficou perturbada e voltou-se para Nossa Senhora, mas Ela lhe disse: “Minha filha, fique certa de que o escapulário é substituído pela medalha com as mesmas promessas e favores: resta apenas espalhá-lo mais. Agora a festa da Sagrada Face do meu Divino Filho está perto do meu coração: diga ao Papa que tanto se preocupa comigo”.



A medalha iniciou seu percurso, espalhou-se e os fiéis obtiveram graças morais e físicas. Assim se compreende bem o sentido das suas palavras: "Eu quero tudo o que Jesus quer, custe o que custar". Em 7 de junho de 1945, Madre Pierina deixou Roma para sempre e, com meios improvisados, voltou a Milão. A sua missão terrena foi cumprida, morreu na casa de Centonara d'Artò (Novara) a 26 de julho. Em 1962 começou o processo de beatificação, em 2 de maio de 1970 seus restos mortais foram solenemente transportados para a cripta da capela do Instituto, em 1973 os escritos foram examinados e aprovados pelos teólogos censores. Do diário temos apenas os cadernos do período 1940-1945, pois ela destruiu os anteriores. Ao lê-los, aprende-se de forma tocante a experiência extraordinária de uma alma. O diário foi escrito nos anos angustiantes da Segunda Guerra Mundial e a vida terrena de Madre Pierina terminou quase simultaneamente com o fim da guerra.

Padre Ildebrando, Venerável desde 2014, já engajado em obras em favor dos necessitados, tornou-se, graças ao Beato, o propagador da devoção à Sagrada Face. Ela cumpriu a tarefa com grande energia e a transmitiu como um carisma ao fundar a Congregação Beneditina das Irmãs Reparadoras da Sagrada Face. A mesma missão foi realizada pelos Beneditinos Silvestrinos a quem pertencia o Padre Ildebrando, que além do Mosteiro de Giulianova dedicaram à Santa Face o Santuário de Bassano Romano e o de Clifton nos Estados Unidos. Ela foi beatificada em 30 de maio de 2010.

Por um Religioso Secular

0 comments