Entrando na vida de Elisabeth da Trindade: sofrimentos sucessivos


Primeiros rasgos

Um avô muito próximo e um pai muito querido

Aos dois anos, Elisabeth havia perdido sua avó materna, Anne-Marguerite Rolland. O ano de 1887 será difícil para a família Catez. Em 24 de janeiro, o avô materno, Raymond Rolland, morre na casa da família onde ele veio morar.

Oito meses depois, seu pai, o orgulhoso capitão, subitamente atingido por um ataque cardíaco, morreu nos braços da criança em 2 de outubro. Que choque essa morte súbita causou nesta criança de 7 anos? Foi sem dúvida extremamente profundo, como mostra a poesia que Elisabete escreveu dez anos depois, no aniversário de 2 de outubro de 1897, lembrando o trágico evento:


“O pai, há dez anos atrás

Te atingiu a morte cruel!
Você deixou sua viúva,
teus filhos tão jovem ainda;
E sua alma deixou a terra,
o lugar de exílio e miséria,
para retornar ao seio de Deus
Na bela cidade do céu,
está nos braços da minha criança fraca,
aqueles braços que tanto o acariciaram,
que duraram sua curta agonia, a
última luta da vida,
e eu tentei segurar a
última, naquele longo suspiro! ...
Protetor da minha infância,
Que sabia assistir com constância
Em seus queridos filhinhos,
prometo que os anos não
apagarão da minha memória
A memória de um pai amado
Quem por Jesus foi chamado,
mais jovem, para a glória eterna”.

Poesia 37

Nova jogada

Tendo que viver com meios de subsistência reduzidos, a Srª. Catez se muda com suas duas filhas – ainda em Dijon – na Rue Prieur de la Côte d'Or. A casa agora se foi. A vida retoma gradualmente, e raiva também... Elisabeth tenta dominar para agradar sua família, como ela escreve em sua saudação carta de 1 janeiro 1889:

“Minha querida mãe, desejo-lhe um feliz ano novo para prometer que serei muito sábia, obediente e que não vou mais deixá-la com raiva, que não vou mais chorar e que serei uma pequena modelo para agradá-la, mas você não acredite em mim. Farei o possível para cumprir minhas promessas para não mentir em minha carta, como às vezes digo. Eu tinha uma carta longa e longa na cabeça e depois não sei de nada! Você verá, no entanto, que serei muito sábia. Um beijo a você, querida mãe”. 

Carta 4

Sua mãe fala sobre Deus e ela começa a ir ao catecismo, para que seu coração certo e profundo seja tocado e ela se esforce para defender seu vizinho contra seus caprichos, para esquecer de agradar aos outros e a Jesus, a quem ela quer se apoiar para superar seu caráter terrível.

“Eu amei tanto a oração, e tanto ao bom Deus, que mesmo antes da minha primeira comunhão eu não entendia que alguém podia dar seu coração ao outro e, portanto, eu estava determinada a amar apenas Ele e viva somente para Ele”.
Memórias da Mãe Germaine

0 comments