Teresa de Jesus, Virgem e Doutora da Igreja


Festa de Santa Teresa de Jesus, virgem de nossa Ordem do Carmo e Doutora da Igreja, Patrona da Ordem Terceira do Carmo de toda a América Latina


Nasceu em Ávila, Espanha, a 28 de março de 1515. Entrou na Ordem Carmelita, onde deu grandes passos no caminho da perfeição e teve revelações místicas. Ao empreender a reforma da Ordem, defrontou-se com muitas tribulações, mas, com ânimo intrépido, superou todas as dificuldades. Escreveu obras cheias de altíssima doutrina e comprovadas pela experiência pessoal. Morreu em Alba de Tormes, em 4 de outubro de 1582. Paulo VI proclamou-a Doutora da Igreja aos 27 de setembro de 1970, sendo a primeira mulher a receber tal título.


O motivo pelo qual se comemora o dia dos professores exatamente no dia 15 de outubro.
O dia 15 de outubro é a data que se comemora a festa litúrgica de uma Santa Carmelita chamada de Santa Teresa d’Ávila.
Esta santa viveu no final do século XVI na Espanha. Ela é considerada mestra de oração e uma excelente pedagoga no caminho da espiritualidade. Santa Teresa é considerada um dos maiores gênios que a humanidade já produziu. Mesmo ateus e livres-pensadores são obrigados a enaltecer sua viva e arguta inteligência, a força persuasiva de seus argumentos, seu estilo vivo e atraente e seu profundo bom senso. Portanto, ela é padroeira dos professores pela sua maestria em lidar com as pessoas para que elas perfizessem um caminho mais fácil para chegarem até Deus.


Uma de suas marcas era a inteligência e o interesse pela leitura e pelo conhecimento, por esses motivos ela foi escolhida como a padroeira dos professores pelo Papa São Paulo VI, no dia 27 de setembro de 1970, por ocasião do título que lhe deu de “Doutora da Igreja”.

0 comments