Dia 9 - Santa Elisabeth da Trindade - Novena 2021


Colossenses 1, 9-14

Súplica pela comunidade e hino

9 Quanto a nós, desde que tivemos conhecimento dessas coisas, não cessamos de orar por vós e de suplicar para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e discernimento espiritual. 10 Assim, levareis uma vida digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. 11 Suplicamos também a Deus que vos fortifique com todo o vigor pelo seu poder glorioso, para que vos firmeis na constância e na paciência. E, com alegria, 12 dai graças ao Pai que vos tornou dignos de participar da herança dos santos, na luz. 13 Foi ele que nos livrou do poder das trevas, transferindo-nos para o reino do seu Filho amado, 14 no qual temos a redenção, o perdão dos pecados.

MENSAGEM
Das  Reminiscências de Madre Germaine

Eu vou iluminar, viver, amar

Ainda a ouvíamos murmurar em uma espécie de canto: “Vou para a luz, para a vida, para amar!” Estas foram suas últimas palavras inteligíveis.

A noite entre 8 e 9 de novembro foi muito ruim, com a sufocação se somando a seus outros sofrimentos. Perto da manhã, a dor aguda diminuiu. Serena e calada, esta virgem prudente, rodeada pela comunidade que recita as orações pelos moribundos, espera em paz a vinda do divino esposo. O sino do mosteiro tocou na manhã o Angelus. Invisivelmente presente, a Rainha do Carmelo estava ajudando sua filha amada e esperando até que tudo fosse consumado na terra para conduzi-la ao reino dos céus. Inclinando-se sobre o lado direito, a cabeça jogada para trás, os olhos – agora bem abertos – fixados em um ponto acima de nossas cabeças, a Irmã Elisabeth da Trindade parecia em êxtase, mais em sua agonia de morte. A expressão de seu rosto era maravilhosamente bela, de modo que não podíamos tirar os olhos dela, pois ela parecia já contemplar as colinas eternas.

Com essa atitude radiante, ela nos deixou, sem que possamos dizer quando deu seu último suspiro. De fato, tudo estava acabado ... nosso gentil Louvor da Glória não cantava mais na terra, e nossos corações a buscavam no grande centro do amor, no seio de seus ‘Três’, como ela havia dito:

Assim que eu alcançar o limiar do Paraíso, precipitarei como um pequeno foguete no seio de ‘meus Três’; um Louvor de Glória não pode ter outro lugar para a eternidade.

SANTA ELISABETH DA TRINDADE

ORAÇÃO PARA NOVENA

Ó Santa Elisabeth!

Em seu grande amor a Deus,

Você sempre esteve tão perto

às necessidades dos seus amigos.

Agora, no céu,

Face a face com o Senhor,

Intervenha perto dele

para as necessidades que recomendamos a você.

(Faça o seu pedido)

Ensina-nos como permanecer,

no amor e na fé,

com a Santíssima Trindade

no fundo de nossos corações.

Ensina-nos como irradiar o amor de Deus

entre os homens, no nosso dia a dia

assim como fizeste você mesma,

para que possamos ser um louvor da glória de Deus.

 

Pai-Nosso…

(ore lentamente, “esteja ciente de que você está com Ele”)

Glória ao Pai…

(três vezes, em louvor à Trindade inabitada).

 

Todas as referências das escrituras nesta novena são da Bíblia Sagrada CNBB (2002), acessada a partir do site da Bíblia Clerus.

Elizabeth of the Trinity, S 2003, The Complete Works of Elizabeth of the Trinity volume 2: Letters from Carmel, traduzido do francês por Nash, A, ICS Publications, Washington DC.