Novena de Santa Elisabeth da Trindade 2024 — Dia 4


Leitura das Escrituras:
 Hebreus 12, 28–29

Portanto, visto que estamos recebendo um Reino inabalável, demos graças, servindo a Deus de modo aceitável, com reverência e temor; porque o nosso Deus é um fogo consumidor.

Santa Elisabeth fala: O céu na fé, n.º 13–14

Nosso Deus, escreveu São Paulo, é um Fogo consumidor, que é “um fogo de amor” que destrói, que “transforma em si tudo o que toca” [São João da Cruz, A Chama Viva do Amor, 2, 2]. “As delícias do divino acendimento são renovadas em nossas profundezas por uma atividade incessante: o acender do amor em uma satisfação mútua e eterna.… Certas almas “escolheram este refúgio para descansar ali eternamente, e este é o silêncio em que, de alguma forma, elas se perderam”. Elas pensam muito menos no trabalho de destruição e desapego que lhes resta fazer do que em mergulhar na Fornalha do amor que arde dentro delas, que não é outro senão o Espírito Santo, o mesmo Amor que na Trindade é o vínculo entre o Pai e Seu Verbo.

Reflexão: Deus é o fogo do amor

Santa Elisabeth nos ensina que o amor de Deus é um fogo consumidor, não para nos prejudicar, mas para nos transformar completamente. Este fogo é o Espírito Santo, habitando dentro de nós, unindo-nos ao Pai e ao Filho. Hoje, considere: Estou aberto a deixar o amor de Deus queimar o que me afasta d’Ele? O que eu poderia entregar ao Seu fogo purificador? Ao descansarmos nesta “Fornalha do amor”, descobrimos a alegria de sermos continuamente transformados na própria vida de Deus.

Oração da Novena

Ó Santa Elisabeth,
no teu grande amor a Deus,
sempre estiveste tão perto
das necessidades dos teus amigos.
Agora que estás no Céu,
diante da Face do Senhor,
intercede junto a Ele
pelas intenções que te confiamos.

(Mencione suas intenções)

Ensina-nos,
na fé e no amor,
a viver com a Santíssima Trindade
no fundo dos nossos corações.
Ensina-nos, como tu,
a irradiar o amor de Deus
entre todas as pessoas,
na nossa vida quotidiana,
para que nos tornemos um louvor da Sua Glória.

Pai Nosso…
(reze lentamente a Deus que habita em você)

Glória ao Pai…
(três vezes, em louvor à Trindade que habita em nós)

Santa Elisabeth da Trindade, rogai por nós!

Elizabeth da Trindade, S 2014, I Have Found God, The Complete Works of Elizabeth of the Trinity Volume 1: Principais escritos espirituais , traduzido do francês por Kane, A, ICS Publications, Washington DC.

Todas as referências bíblicas nesta novena são da Bíblia Nova Versão Padrão Revisada: Edição Católica, copyright © 1989, 1993 da Divisão de Educação Cristã do Conselho Nacional das Igrejas de Cristo nos Estados Unidos da América, acessado no site Bible Gateway.

0 comments