Todos os Santos Carmelitas

 
“Como o profeta Elias, todos os santos do Carmelo foram moldados através de uma escola de fogo espiritual. Eles também insinuaram o exemplo de Maria e fizeram sua expressão mais verdadeira na experiência do amor e que o amor faz a história da Ordem. Eles se tornaram um hino de louvor para oferecer ao nosso Deus “.
Recebemos o grande presente de nossos irmãos e irmãs que consagraram suas vidas a Deus. Eles abraçaram os ensinamentos do Divino Mestre e viveram suas vidas em “fidelidade a Jesus Cristo”. Eles se entregaram ao serviço de Deus em oração, em abnegação evangélica e em amor pelas almas. Às vezes, eles derramaram seu próprio sangue para testemunhar esse amor.
Quem são os santos do Carmelo? Eles são eremitas do Monte Carmelo que “viviam em pequenas celas, semelhantes às células de uma colméia, eles viviam como abelhas de Deus, reunindo o mel divino da consolação espiritual”. Eles são mendicantes das primeiras comunidades medievais, que descobriram a presença de Deus nos eventos da vida cotidiana comum e especialmente vendo Deus em seus irmãos e irmãs. São mestres e pregadores, missionários e mártires que procuraram a face de Deus entre o povo. São freiras que contribuíram para o crescimento do povo de Deus por sua experiência mística e, especialmente, por sua fervorosa oração e vida contemplativa. Eles são religiosos, que nos mostraram o rosto de Cristo através do seu apostolado em hospitais ou escolas, especialmente nas terras missionárias. Eles são leigos, que foram capazes de incorporar o espírito do Carmelo e viveram esse espírito no meio do povo. Simão Stock, Andrew Corsini, Alberto de Trapani, João da Cruz, Teresa de Ávila, Teresa do Menino Jesus, Edith Stein, Titus Brandsma, Angelo Paoli e incontáveis ​​santos e bençãos do Carmelo junto com Maria, a Mãe do Carmelo, estão agora cantando uma canção de louvor ao Pai Celestial.
Podem ser grandes santos que toda a Igreja venera e invoca na liturgia, ou são santos humildes, que são conhecidos e venerados por uns poucos fora da Ordem. Mas todos eles, através de suas vidas, nos ofereceram um segredo de santidade para nos tornarmos santos. Eles podem nos ensinar como viver virtudes de esperança, amor e fé e como fazer nosso compromisso diário com Deus. E eles nos mostram como dedicar todo o seu coração a Cristo.
Todos os Santos Carmelitas se deixam moldar segundo a imagem da Bem-aventurada Virgem Maria, que viveu em intimidade com seu Filho. É dela que aprenderam a viver em Cristo e a viver o amor de Cristo. Dele foram inspirados a consagrar suas vidas pela Igreja e pelas almas. Em suma, a vida da Virgem tem uma importância absoluta na experiência de todos os santos carmelitas.
Oramos para que o exemplo desses santos continue inspirando a santidade em uma nova geração de nossos irmãos e irmãs. Como eles, podemos viver em fidelidade a Jesus Cristo e servi-Lo com um coração puro e reta consciência. Como eles, podemos saber dedicar-nos dia e noite à contemplação da Palavra e ao serviço generoso da humanidade. Por fim, pedimos que os exemplos dos santos carmelitas nos impactem imensa e concretamente e nos façam ter um amor mais profundo por Cristo, pela Igreja e por todo o mundo.
Fonte: ocarm.org