Dia 3 - Santa Elisabeth da Trindade - Novena 2021


A pregação dacruz e a sabedoria

1 Cor 1, 18-25


18 A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus. 19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes”.­

20 Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o disputador deste mundo? Aliás, Deus não converteu em loucura a sabedoria deste mundo? 21 De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus por meio da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que crêem. 22 Pois tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. 23 Nós, porém, proclamamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos. 24 Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus. 25 Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os homens e o que é fraqueza de Deus é mais forte que os homens.

MENSAGEM
Carta 324 para Germaine de Gemeaux por
volta de 10 de outubro de 1906

Vejamos o Crucificado

Sinto que o Mestre não tardará muito em vir me procurar. Estou saboreando, experimentando alegrias desconhecidas. A alegria da dor, oh! Pequena Germaine, que doce e doce é! ... Antes de morrer, sonho em ser transformada em Jesus Crucificado, e isso me dá tanta força para sofrer ... Irmãzinha, não devemos ter outro ideal senão nos conformarmos com esse divino Modelo [...] Coragem, olhemos para o Crucificado e conformamo-nos com essa imagem divina.

ORAÇÃO PARA NOVENA

Ó Santa Elisabeth!

Em seu grande amor a Deus,

Você sempre esteve tão perto

às necessidades dos seus amigos.

Agora, no céu,

Face a face com o Senhor,

Intervenha perto dele

para as necessidades que recomendamos a você.

(Faça o seu pedido)

Ensina-nos como permanecer,

no amor e na fé,

com a Santíssima Trindade

no fundo de nossos corações.

Ensina-nos como irradiar o amor de Deus

entre os homens, no nosso dia a dia

assim como fizeste você mesma,

para que possamos ser um louvor da glória de Deus.

 

Pai-Nosso…

(ore lentamente, “esteja ciente de que você está com Ele”)

Glória ao Pai…

(três vezes, em louvor à Trindade inabitada).

Todas as referências das escrituras nesta novena são da Bíblia Sagrada CNBB (2002), acessada a partir do site da Bíblia Clerus.

Elizabeth of the Trinity, S 2003, The Complete Works of Elizabeth of the Trinity volume 2: Letters from Carmel, traduzido do francês por Nash, A, ICS Publications, Washington DC.