458 anos da fundação do mosteiro de São José de Ávila
24 de agosto (1562 - 2020) - 458 anos da fundação do mosteiro de São José de Ávila, empreendida por Santa Teresa de Jesus (início da reforma Teresiana).
Nele, a Santa Avilesa estabeleceu a regra primitiva do Carmelo (século XIII), materializando a reforma carmelita, baseada na austeridade, contemplação, oração e penitência. Sua fundação é narrada pela própria santa no "Livro de la Vida", sendo também o local onde escreveu grande parte de sua obra mística e literária. No início, o convento foi constituído por um conjunto de casas que foram sendo adquiridas mediante doações, e a igreja situava-se num pequeno dormitório, dada as pequenas dimensões do convento. Com o tempo, foi sendo ampliado, chegando a haver 4 igrejas anteriores à atual.
Apesar da regra primitiva da Ordem do Carmelo ter sido aprovada em 1247, Santa Teresa se inspirava numa época anterior, quando os eremitas que viviam no Monte Carmelo desenvolveram um modelo de vida austero e dedicado à oração. As freiras começaram a tratar-se como irmãs e mães, e Teresa passou a ser chamada Teresa de Jesus.
Santa Teresa viveu 5 anos no Convento de San José, berço de sua reforma e que serviu de plataforma para a fundação de outros conventos pelo país. Ainda hoje o convento conserva o espírito de sua fundadora.
"Se na terra existe um lugar que pode ser comparado ao céu, este lugar é o Carmelo." (Santa Teresa de Jesus)
0 comments